Boletim do IMESC aponta queda em focos de queimadas no Maranhão

Publicado em 16/06/2020
O Maranhão teve queda de 76,6% do total de focos de queimadas no primeiro trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior. É o que aponta o primeiro Boletim Trimestral de Focos de Queimadas de 2020, lançado na terça-feira (16/06) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). Entre os estados com maior quantitativo de focos da região Nordeste, o Maranhão ocupou o segundo lugar com apenas 197 focos.

Os 10 municípios com maior concentração de focos no estado, no ranking de 2020 do primeiro trimestre, em ordem crescente de focos, foram: Balsas, Carolina, Alto Parnaíba, Simbaíba, Tasso Fragoso, Grajaú, Riachão, Loreto, São Francisco do Maranhão e Benedito Leite. “É importante ressaltar que os dez municípios com o maior número de focos em 2020 equivalem a mais de 50% do total de focos do estado”, pontua o presidente do IMEC, Dionatan Carvalho.

Identificar a ocorrência e a distribuição dos focos de queimadas é essencial para direcionar ações que possibilitem a redução e a prevenção dos riscos, além de organizar as estratégias de enfrentamento para quais áreas é necessário o maior controle aos focos, tanto em relação aos impactos ambientais quanto no que tange às problemáticas econômicas ligadas à agricultura, pecuária e investimentos de programas estaduais.

Acesse o boletim na íntegra, clicando AQUI.