Catálogo sobre Unidades de Conservação Maranhenses é publicado pelo IMESC

Publicado em 22/06/2020
O Catálogo das Unidades de Conservação Maranhenses apresenta aos leitores um rico acervo fotográfico e de informações sobre os biomas, a flora, a fauna e as Unidades de Conservação do Estado do Maranhão. Lançado na segunda-feira (22/06), a publicação foi elaborada por técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

As Unidades de Conservação (UCs) são territórios especialmente protegidos por sua riqueza biológica, características naturais relevantes e importância ecológica, por meio de ato do Poder Público de acordo com a Lei Estadual nº 9.413/2011, que estabelece o Sistema Estadual de Unidades de Conservação da Natureza do Maranhão.

“Este catálogo cumpre ainda o papel de ser um instrumento de sensibilização da população sobre as riquezas naturais do estado, com o intuito de incentivar a valorização e a proteção desses espaços. Afinal as UCs possibilitam benefícios para toda a população, como fonte de água, alimentos, espaços para realização de atividades de educação ambiental e turismo em contato com a natureza”, destaca o integrante da equipe técnica do IMESC, Gilney Nascimento, que participou da elaboração da publicação.

Assim, o catálogo apresenta as 15 UCs geridas pelo estado, suas informações quanto aos principais recursos naturais, localização e marcos legais. As fotografias presentes retratam os encantos e as belezas naturais de cada uma das UCs. Utiliza ainda fotos, mapas e linguagem simples para apresentar à população os biomas que compõem o Maranhão.

As UCs abordadas na publicação são: Área de Proteção Ambiental (APA) da Baixada Maranhense; APA da Foz do Rio das Preguiças, Pequenos Lençóis, Região Lagunar Adjascente; APA da Nascente do Rio das Balsas; APA da Região do Maracanã; APA das Reentrâncias Maranhenses; APA de Upaon-Açu, Miritiba, Alto Preguiças; APA do Itapiracó; APA dos Morros Garapenses; Parque Estadual (PE) do Bacanga; PE Lagoa da Jansen; PE do Mirador; PE do Sítio do Rangedor; PE Marinho do Banco do Álvaro; PE Marinho do Banco do Tarol e PE Marinho do Parcel de Manuel Luís.

Acesse o catálogo na íntegra, clicando AQUI.