IMESC lança Boletim Social do Maranhão sobre transferência de renda na pandemia

Publicado em 24/06/2020
O Boletim Social do Maranhão - Vol. 2, N.2 está em sua terceira edição e foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE). A publicação apresenta um panorama das pessoas inscritas no CadÚnico, Programa Bolsa família - PBF, Auxílio Emergencial, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Benefícios do Regime Geral da Previdência Social, Seguro-desemprego e Seguro Defeso antes e durante a deflagração da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Foram analisados os dados para o Brasil, Grandes Regiões, Maranhão, regiões e municípios do Maranhão.

A chefa do Departamento de Estudos Populacionais e Sociais, Talita Nascimento, destaca que as “informações disponibilizadas no Boletim são fundamentais para entender a importâncias das transferências de renda na economia e na vida dos maranhenses antes e durante a pandemia do Covid-19”.

No Boletim, destaca-se que as transferências estavam em trajetória decrescente no Nordeste e no Maranhão, sendo interrompidas com a deflagração da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu as medidas de cancelamento e bloqueio do Bolsa Família, BPC e Benefícios do Regime Geral da Previdência Social. Identificou-se também o aumento da solicitação de seguro-defeso no primeiro trimestre de 2020 e de seguro desemprego no mês de maio de 2020.

Em se tratando do auxílio emergencial, no Brasil já são 63,5 milhões de beneficiados, sendo 19,1 milhões no Nordeste e 2,4 milhões no Maranhão, até o início de junho de 2020. Em termo de recursos, os valores transferidos para 25,5% da população do Maranhão podem chegar a R$ 5,5 bilhões, contabilizando as três parcelas, o que representa 1,7% do PIB do estado e 63,6% das Transferências Constitucionais direcionadas ao Governo.

Além da publicação, são disponibilizados um infográfico e a base de dados do boletim em uma planilha do Excel. Acesse os arquivos na íntegra, clicando AQUI.