Um panorama sobre a Segurança Pública do Maranhão, com foco na dinâmica dos assaltos a coletivos em São Luís. Esta é a proposta do Boletim Criminal, publicação coordenada pelo IMESC e lançada na segunda-feira (23), que visa cumprir a Lei Estadual nº 10.387/2015, que institui o Pacto pela Paz. Dessa forma, pretende-se fornecer subsídios para a proposição de políticas públicas e estratégias de prevenção, controle e combate à violência.
O Boletim destaca que a capital maranhense registra 97% das ocorrências de assaltos a coletivos da região, já que concentra a maior parcela da frota da Grande São Luís. No entanto, verifica-se que, no período de 2018 e 2019, registrou-se redução de 31,8% das ocorrências juntamente com o aumento das abordagens e blitz programadas pelo Batalhão Tiradentes.
As ocorrências se concentram na área central da cidade, com incidência entre os bairros do Anil, Centro, Monte Castelo, São Cristovão, Turu e João Paulo. Por outro lado, percebe-se que, com a redução das ocorrências, ampliou-se também a dispersão dos casos em novos bairros, como Maracanã e Vila Maranhão.
Para acessar o Boletim na íntegra, clique
AQUI.