Servidores do IMESC praticam Ginástica Laboral em nova edição do Projeto Bem Estar

Publicado em 13/02/2020

Nesta quinta-feira (13), os servidores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), participaram do projeto “Espaço Bem Estar”. Por causa da má postura ou de esforço repetitivos, a rotina de trabalho pode provocar problemas de saúde nos colaboradores, resultando em baixa produtividade e trabalhadores insatisfeitos. Com isso, o programa trouxe para o Instituto a Ginástica Laboral.

O propósito da atividade é a recuperar e manter a qualidade de vida, de forma planejada e aplicada no ambiente de trabalho.

A ação faz parte do projeto "Espaço Bem Estar", coordenado pela Superintendência de Acompanhamento e Valorização do Servidor, que propõe auxiliar uma vida melhor nas condições da jornada de trabalho dos servidores do Estado do Maranhão.

A ginástica foi conduzida pelo fisioterapeuta Rafael Duarte, que coordenou exercícios para o corpo, mas que também refletem em benefícios para a mente dos profissionais:

“A Ginástica Laboral é importante para a saúde física e emocional; ela ajuda na relação interpessoal dos colaboradores e traz esse novo hábito de vida da atividade física. Com os exercícios sendo praticados diariamente, ela previne as doenças acometidas no ambiente de trabalho, chamadas de doenças ocupacionais. Além disso, a Ginástica Laboral não é uma pratica que incentivamos só no ambiente de trabalho, mas sim como uma prática diária”, pontuou o fisioterapeuta.

A colaboradora Anny Carolyny, do Departamento de Estudos Ambientais e Geoprocessamento, abraçou a iniciativa: “O IMESC vem juntamente com o Recursos Humanos (RH) a frente desse projeto para trazer benefícios para os colaboradores, e isso é fundamental pois traz a sensação de relaxamento para que os colaboradores desempenhem todas as suas atividades no decorrer do dia e para que os produtos saiam com uma melhor qualidade. Portanto, é extremamente importante trazer a Ginástica Laboral para o ambiente de trabalho, pois ela melhora as condições vida dos funcionários”, comemorou.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral baseia-se em uma série de alongamentos por diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores.

No IMESC, as atividades ocorrerão mensalmente, sempre buscando aliar saúde e integração do servidor. Quem não participou, pode realizar a inscrição na Sala de Recursos Humanos (111).