SEPE e IMESC atuam na homologação de acordos de limites territoriais entre Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi

Publicado em 28/11/2019

Com o objetivo de consolidar as divisas territoriais dos municípios de Junco do Maranhão e Boa Vista do Gurupi, localizados no Oeste Maranhense, o secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, comandou a reunião de apresentação de estudo de campo e homologação de acordo, nesta quarta-feira (27), na sede da SEPE.

Na ocasião, a equipe do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento (DCGEO) do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) apresentou relatório técnico com a localização das áreas conflitantes entre os municípios, além do georreferenciamento de prédios públicos como escolas e postos de saúde.

O secretário Luis Fernando Silva ressaltou que esses impasses territoriais afetam, principalmente, os moradores dos municípios, que muitas das vezes ficam desorientados com relação a quem cobrar em caso de alguma demanda específica, por isso a necessidade da intervenção estadual para a correção desses problemas.

“O IMESC, autarquia vinculada à SEPE, realiza um trabalho primoroso de análise para definição adequada desses limites. E, como em 2020, o IBGE vai realizar o Censo Demográfico, com o apoio do Governo do Maranhão, é importante que os municípios estejam com os territórios bem delimitados”, explicou o secretário.

Ficou definido que Boa Vista do Gurupi reconheça o povoado de Sodrelândia como parte do município de Junco do Maranhão. O prefeito Antônio Batista destacou que a assinatura é importante por formalizar os espaços de cada município. “Com essa homologação, fica mais fácil definir e estruturar ações em prol da população”, contou.

Após a aprovação pelo governador Flávio Dino, o Governo do Maranhão, por meio da SEPE, encaminhará proposta de atualização cartográfica das divisas, que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

“Como recomendação do governador Flávio Dino e do secretário Luis Fernando, tendo em vista as atividades do Censo 2020, os trabalhos de redefinição de divisas foram intensificados este ano. Com as divisas consolidadas, os municípios terão um retrato mais fiel do território e, com isso, maior capacidade de produzir um planejamento mais positivo”, destacou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.

Estiveram presentes no encontro: o diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do IMESC, Josiel Ribeiro Ferreira; a coordenadora da Base Territorial do Estado do Maranhão (IBGE), Eli Marta Barroso; os prefeitos Antônio Rodrigues Filho (Junco do Maranhão) e Antônio Batista de Oliveira (Boa Vista do Gurupi); além de técnicos do IMESC.