Governo do Maranhão dará suporte logístico ao IBGE para realização do Censo Demográfico 2020

Publicado em 31/10/2019
Por determinação do governador Flávio Dino, o Governo do Maranhão garantirá suporte logístico para a realização do Censo Demográfico 2020, a ser executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todos os 217 municípios do Maranhão.

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (31), gestores estaduais e municipais, além de representantes de associações, sindicatos e lideranças comunitárias e demais instituições da sociedade, alinharam o planejamento e acompanhamento das equipes que realização das pesquisas de campo.

Com o apoio do Governo do Maranhão, o IBGE poderá contar com a ampliação dos postos de coleta nos municípios, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados e no deslocamento das equipes de recenseadores, sobretudo em áreas rurais do Maranhão.

O Secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, explica que a participação efetiva do poder público estadual na operação, é uma determinação do governador Flávio Dino.

“O governador Flávio Dino tem a compreensão e a consciência de que as políticas públicas devem ser formuladas em bases reais, fidedignas. No Brasil, o IBGE é responsável pela formulação desses dados. O governador, portanto, determinou que todos os esforços e recursos necessários devam ser empregados para que em 2020 nós tenhamos um Censo Demográfico capaz de radiografar a realidade do nosso Estado e por isso o IBGE pode contar conosco”.

O Censo 2020, que será realizado entre os meses de agosto e outubro do próximo ano, abrangerá todos os domicílios do país e seus resultados servirão de base para a adoção de políticas públicas a serem adotadas pelos gestores federais, estaduais e municipais na próxima década.

Para o Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Maranhão, Marcelo Virgínio de Melo, o apoio do Governo é fundamental para a realização. “O Governo do Estado abriu as portas para o IBGE oferecendo todo o suporte logístico que permitem a capitalização dos trabalhos técnicos das equipes. Embora tenhamos contratado quase seis mil profissionais para atuaram na coleta de informações, o suporte do poder público é fundamental para alcançarmos todos os domicílios. Agradeço a consciência cívica e patriótica do governador Flávio Dino e do Secretário Luis Fernando ao fortalecer essa parceria”, pontuou.

O Presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, sublinhou que além da contribuição logística, o Governo do Maranhão vai colaborar para a realização das pesquisas com análise das informações coletadas pelo IBGE.
“O IBGE é a principal fonte de estatísticas do país na formulação de dados sobre a realidade dos Estados e municípios, a importância do IMESC no contexto do Censo se dá, sobretudo na capacidade técnica do Instituto para fazer a análise dos resultados e construir as explicações adequadas para a estatísticas produzidas pelo IBGE. Essa parceria se mostra muito importante, também dentro dessa perspectiva”, pontuou.

Durante a realização da reunião técnica, os gestores e representantes da sociedade, apreciaram os mapas para fins estatísticos elaborados pelo IBGE, que vão orientar as equipes de campo e a divulgação de resultados. O Governo do Estado deverá fiscalizar as ações.

O Censo

Realizado a cada dez anos no Brasil, o censo é um estudo estatístico referente à população que possibilita o recolhimento de um amplo conjunto informações. O Censo 2020 será o 13º feito no Brasil e o nono realizado pelo IBGE. No país, os recenseamentos são realizados desde 1872.