Imesc promove roda de diálogo com servidoras em alusão ao Outubro Rosa

Publicado em 31/10/2019
Alertar as mulheres e incentivar o autoexame da mama e prevenção ao câncer de colo do útero, esses foram os objetivos de uma roda de na tarde desta quarta-feira (30), na sede do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). 

Na ocasião, mais de 30 mulheres, entre servidoras e estagiárias, dialogaram sobre a importância do toque na mama, exames de prevenção e o autocuidado. Além disso, elas tiraram diversas dúvidas sobre o tratamento da doença. O evento ocorreu em alusão à campanha do outubro rosa, que visa conscientizar a sociedade da importância da prevenção do câncer de mama. 

O presidente do Imesc, Dionatan Silva Carvalho, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das ações de prevenção. “É importante que existam mais momentos assim. É preciso falar sobre este tema. Quando a sociedade é alertada, a prevenção acontece. Afinal, se o câncer de mama for diagnosticado no início, a chance de cura é de 95%”, pontuou.


Cláudia Ferreira, chefe da divisão de recursos humanos, ressalta que muitas mulheres desconhecem o tema. “Elas podem até apresentar os sintomas da doença, mas por falta de conhecimento, deixam passar despercebido. É preciso que existam mais discussões, para que as pessoas sejam alertadas e procurem ajuda médica”.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que quase 60 mil mulheres devem ter câncer de mama no Brasil só neste ano. Porém, muitas desconhecem que possuem a enfermidade. Josy Gomes, que é Coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Mulher, falou no encontro sobre o autoexame da mama, que pode ser feito em casa, pela própria mulher, por meio do toque. 

Ela ainda alertou sobre as pequenas alterações que surgem no corpo feminino e são ignoradas. “Muitos casos poderiam ser revertidos se fossem diagnosticados no início. Por isso é preciso que toda mulher faça o autoexame para descobrir se existe algo de anormal nas mamas. O câncer de mama deve ser combatido, não somente no mês de outubro, mas por toda vida,” finalizou.