Governo e IBGE promovem Reunião de Planejamento do Censo Demográfico 2020 em São Luís

Publicado em 30/10/2019
Com o objetivo de ampliar a participação da sociedade, dando transparência à operação do Censo Demográfico 2020, o Governo do Maranhão está garantindo o suporte para o Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC), promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro será realizado nesta quinta-feira (31), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, às 9h.

Além do planejamento para as ações, a reunião também objetiva o fortalecimento de parcerias com a sociedade e instituições para a execução do censo. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), vinculado à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), dará suporte para a realização das atividades.

“A contribuição do Governo do Maranhão, por meio do IMESC e da SEPE, para o Planejamento do Censo 2020, é fundamental para que possamos, junto às comunidades locais, apoiar as equipes de campo, ampliar a infraestrutura de atuação das equipes técnicas, além de conscientizar a população para a importância do Censo”, explicou Marcelo Virgínio de Melo, Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Maranhão.

Para o presidente do IMESC, Dionatan Silva Carvalho, a parceria entre o Governo do Maranhão e o IBGE fortalece a operação censitária.

“Aprofundamos o diálogo com a sociedade maranhense para a execução do Censo Demográfico. Em Bacabal e Fortaleza dos Nogueiras, contamos com ampla participação da comunidade e dos agentes públicos. Nesta reunião em São Luís, vamos fortalecer ainda mais a relevante parceria com instituições e a população para que o Censo no Estado seja bem-sucedido, conforme determinou o governador Flávio Dino”, explica. 

Pauta

A Reunião de Planejamento do Censo Demográfico 2020 é aberta a autoridades locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de associações, sindicatos, lideranças comunitárias, universidades, empresas e outros segmentos que possam de alguma maneira apoiar a operação censitária no município.

Durante o encontro, serão apreciados os mapas para fins estatísticos elaborados pelo IBGE, que vão orientar as equipes de campo e a divulgação de resultados, além da instalação dos postos de coleta, auxiliando na disponibilização da infraestrutura necessária à coleta de dados e no deslocamento das equipes, sobretudo em áreas rurais do Maranhão.

Serviço

O quê? Reunião de Planejamento a Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 (REPAC);

Quando? Quinta-feira, 31 de outubro de 2019;

Horário? Às 9h;

Onde? Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Calhau, São Luís.

Sugestão de entrevistas:

Marcelo Virgínio de Melo – Chefe Unidade Estadual IBGE-Maranhão;

Luis Fernando Silva – Secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE);

Dionatan Silva Carvalho – Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Contato: Assessoria de Comunicação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) – Gustavo Sampaio: 2016-7800; 99236-4182.