IMESC, IBGE e ALEMA se reúnem para discutir as divisas dos municípios de Bacabal, São Mateus, Alto Alegre do Maranhão e Bom Lugar

Publicado em 11/10/2019
Na tarde desta quarta-feira (9), foi realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para tratar da atualização das divisas para consolidação de limites nos municípios de Bacabal, São Mateus, Alto Alegre do Maranhão e Bom Lugar.

Composta por representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), como o diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do IMESC,  Josiel Ribeiro Ferreira, juntamente com o deputado Roberto Costa (MDB) e o Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), o também deputado Yglésio Moises (PDT), Saulo Pires do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  e os prefeitos Edvan Brandão (Bacabal), Maninho (Alto Alegre do Maranhão) e Luciene Costa (Bom Lugar), além da presença do vice-prefeito Ivo Rezende (São Mateus).

Durante a reunião, foi realizada uma apresentação técnica pela equipe do Departamento de Cartografia e Geoprocessamento (DCGEO) do IMESC, mostrando a localização com verdade de campo dos povoados e localidades que estão em litígio entre os municípios supracitados, além do georreferenciamento de prédios públicos como escolas e postos de saúde.

A apresentação objetivou destacar aos gestores municipais a localização dos municípios em relação a sua área territorial, quando da execução do Censo do IBGE em 2020.
Após a audiência, foi acordado que o IMESC irá elaborar uma proposta de atualização cartográfica das divisas que será encaminhada à ALEMA para homologação com base nas deliberações oriundas dessa reunião.

“Esses impasses territoriais são problemas que atingem a grande maioria dos municípios da federação. Em 2020, o IBGE vai realizar o Censo Demográfico e é importante que os municípios estejam com seus respectivos territórios definidos”, explicou o diretor, Josiel Ribeiro Ferreira.

Para o deputado Yglésio Moises, a audiência alcançou seu objetivo, que foi um acordo sem maiores dificuldades, o que segundo ele, não é fácil acontecer com temas como este. Mencionou ainda que, com o avanço nos acordos, o próximo passo é a constituição do devido processo legal para que possa ser efetivada essas atualizações de divisas municipais.