IMESC promove encontro de alinhamento estratégico para Audiências sobre Zoneamento da Amazônia Maranhense

Publicado em 09/10/2019

Na tarde desta terça-feira (8), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) realizou, juntamente com pesquisadores do projeto, um encontro de alinhamento para a realização das audiências públicas do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão (ZEE-MA) do Bioma Amazônico, que ocorrerão a partir do dia 16 de outubro, em sete cidades do Maranhão.

O encontro objetivou a revisão dos resultados obtidos com as pesquisas que resultaram nos Diagnósticos Temáticos, Prognóstico e Cenarização, na Base de Dados em ambiente digital, com respectivo Caderno de Mapas, além de Relatório de Zonificação do território.

“Todos esses produtos serão apresentados à população com as possíveis políticas a serem adotadas para o planejamento e ordenamento do território para a década de 2020”, pontuou o pesquisador sênior do ZEE-MA, Luiz Jorge Dias.

Com foco em ouvir a população maranhense residente no território que compõe o Bioma Amazônico do Estado, as consultas públicas, de acordo com o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, são uma forma de “garantir o amplo debate sobre os estudos técnicos que vão compor a Proposta do ZEE-MA nesta primeira etapa do programa.

Audiências

As audiências ocorrerão a partir do dia 16 de outubro, nos municípios de São Luís, Imperatriz, Grajaú, Bacabal, Santa Inês, Governador Nunes Freire e Pinheiro - os encontros serão abertos à toda população.

As ações de elaboração do ZEE são coordenadas pelo IMESC, vinculado à Secretaria de Programas Estratégicos (Sepe), em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Companhia de pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).