Entrega da etapa técnica do Zoneamento Ecológico do Maranhão é marco histórico para o estado

Publicado em 02/10/2019
O vice-governador Carlos Brandão presidiu, na manhã desta quarta-feira (02), no palácio Henrique de La Rocque, a solenidade de entrega da conclusão do Prognóstico e Cenarização e do Relatório de Zonificação do Território, do Bioma Amazônico Maranhense. É um importante passo para a conclusão do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA), prevista para dezembro deste ano.

A elaboração do ZEE-MA é coordenada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (IMESC), uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe). O pesquisador sênior e coordenador técnico do Zoneamento Ecológico-Econômico, Luiz Jorge Dias, vê o mapeamento como uma importante ferramenta de equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico e social regional.

"É um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao planejamento e ao ordenamento dos territórios; documentos técnico-científicos, elaborados pelo Poder Público, para que se possa conhecer as particularidades territoriais e para o planejamento e ordenamento dos espaços e fatos geográficos”, comentou.

O Secretário da Sepe, Luís Fernando, destacou que se trata de uma demanda prioritária do órgão. “O governador Flávio Dino fixou esse trabalho como uma das prioridades da nossa secretaria. Demos total atenção, e, agora, lançamos mais uma etapa, que não será a última, já que, até o fim do ano, pretendemos entregar todo o zoneamento do Bioma Amazônico para que ele seja encaminhado à Assembleia Legislativa”, afirmou.

O Presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, parabenizou todos os pesquisadores envolvidos na produção do documento, dando destaque à parceria entre o IMESC, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Amazônia Oriental). 

É importante destacar que hoje entregamos que encerram a fase técnica do ZEE Bioma Amazônico e a partir daqui avançamos para etapa das audiências públicas. Aproveito para cumprimentar a todos os pesquisadores envolvidos nesse trabalho de forma bastante produtiva, em especial com a participação da Embrapa Amazônia e CPRM que deram contribuições significativas para a evolução destes trabalhos, destacou o presidente.

Na próxima etapa do ZEE, entre os dias 16 e 21 de outubro, serão realizadas as audiências públicas em municípios do Bioma Amazônico Maranhense, como Imperatriz, Santa Inês, Grajaú, Governador Nunes Freire, Bacabal, Pinheiro, entre outros. Em São Luís, a escuta ocorrerá no dia 21 de outubro, no Palácio Henrique de La Rocque. O objetivo desta etapa é ouvir a população e aperfeiçoar os estudos e pesquisas que fundamentarão o ZEE.

O vice-governador Carlos Brandão descreveu o momento como "um marco histórico para o estado". "A concretização do ZEE atenderá a uma antiga demanda dos setores produtivos do Maranhão, e representa um passo muito importante para o desenvolvimento do estado, uma vez que o estudo reúne dados essenciais e traz segurança técnica e jurídica para o fomento de políticas públicas e investimentos da iniciativa privada", comemorou o vice-governador.