Governo entrega mais uma etapa técnica do ZEE do Bioma Amazônico Maranhense

Publicado em 01/10/2019

Na próxima quarta-feira (2), será dado mais um importante passo para a conclusão do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA). No auditório do Palácio Henrique de La Rocque, a partir das 9h30, o vice-governador, Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, presidirá a entrega do “Prognóstico e Cenarização” e do “Relatório de Zonificação do Território”, do Bioma Amazônico Maranhense. Todos os produtos já concluídos estão disponíveis nos sites ZEE-MA (www.zee.ma.gov.br), Sepe (www.sepe.ma.gov.br) e do IMESC (www.imesc.ma.gov.br).

"Quando assumimos a Secretaria de Programas Estratégicos (SEPE), o governador Flávio Dino fixou como uma das prioridades da nossa gestão o ZEE. Abraçamos a causa e agora estamos aqui, perto de lançar mais uma etapa, que não será a última, já que até o final do ano pretendemos entregar todo o zoneamento do Bioma Amazônico para que ele seja encaminhado à Assembleia Legislativa", afirmou o secretário Luis Fernando Silva.

O Zoneamento Ecológico Econômico é uma importante ferramenta de proposição de ações para garantir o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico e social regional. “O ZEE é definido como um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao planejamento e ao ordenamento dos territórios. Ele é formado por documentos técnico-científicos, elaborados pelo Poder Público, voltados para a compreensão das particularidades territoriais e para o planejamento e ordenamento dos espaços e fatos geográficos”, explicou o pesquisador sênior Luiz Jorge Dias.

Bioma Amazônico

O Bioma Amazônico Maranhense corresponde a 1/3 do território maranhense e abrange 108 municípios onde moram 61% de toda a população do estado. Essa região inclui a capital São Luís e Imperatriz – primeira e segunda maiores cidades do Maranhão.

Finalizado o ZEE do Bioma Amazônico, previsto para dezembro, os pesquisadores irão se debruçar sobre os outros dois biomas maranhenses: Cerrado e Caatinga.

Prognóstico, Cenarização e Zonificação

Entre os produtos que serão apresentados na quarta-feira, dia 2, estão o Prognóstico e a Cenarização, estudos que projetam a situação futura do território, delineando as expectativas para o desenvolvimento sustentável.

Já o Relatório de Zonificação do Território contém a indicação das zonas territoriais e dos seus usos potenciais. O estudo zoneia todo o território de acordo com suas fragilidades e potencialidades.

Andamento

O Governo do Estado já disponibilizou o Sumário Executivo do Zoneamento Ecológico Econômico, o Diagnóstico Situacional do Bioma Amazônico, o Caderno de Mapas e a Base de Dados Cartográficos. Todos podem ser acessados nos sites ZEE-MA (www.zee.ma.gov.br), Sepe (www.sepe.ma.gov.br) e do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).

Agora em outubro também serão realizadas as Audiências Públicas em municípios incluídos no Bioma Amazônico Maranhense, com o intuito de ouvir a população e aperfeiçoar os estudos e pesquisas que fundamentarão o ZEE.

A previsão é de que ainda no mês de dezembro deste ano o Governador do Estado encaminhe à Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) o projeto de lei do ZEE do Bioma Amazônico.

SERVIÇO

O QUÊ: Entrega do Prognóstico e Cenarização e o Relatório de Zonificação do Território do Bioma Amazônico Maranhense;

QUANDO: Quarta-feira, dia 2 de outubro, às 9h30;

ONDE: Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau.