IMESC disponibiliza Nota de Produção Agrícola Maranhense, referente a agosto de 2019

Publicado em 30/09/2019
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), divulgou nesta sexta-feira (27), a Nota de Produção Agrícola Maranhense, com base no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), referente a agosto de 2019. De acordo com a análise, o Maranhão deve atingir recorde, com a produção de 4,9 milhões de toneladas de grãos. 

A principal contribuição para o resultado positivo é decorrente da produção de milho, que apresentou expressivo aumento na estimativa da quantidade produzida, com a segunda safra atingindo uma variação de 157% em relação à safra estimada do ano anterior.

Ainda de acordo com o documento, a produção de milho maranhense deve alcançar um patamar de 1,8 milhão de toneladas, o que representa uma variação de 36,6% em relação à safra de 2018, ano no qual um veranico prejudicou a produtividade da lavoura, em especial na segunda safra.

Para o chefe de departamento de Estudos Regionais e Setoriais do IMESC, Geilson Pestana, “o avanço no rendimento médio do sorgo e do milho ajudou a elevar o rendimento médio dos grãos em 17,5%, patamar acima da variação da quantidade produzida”, diz.

Já a estimativa para a produção de soja apresentou crescimento de 4% no levantamento de agosto em comparação ao ano passado, atingindo 2,9 milhões de toneladas, 57,8% do total de grãos produzidos. 

Arroz, mandioca e cana-de-açúcar

Outro produto importante da agricultura estadual, o arroz continuou a apresentar variação negativa na comparação com 2018, com recuo de 24%. De acordo com o IMESC, o Censo Agropecuário de 2017 mostrou que a produção estava superestimada, fazendo com que os dados de produção estimada tivessem que ser revisados nos levantamentos seguintes.

Assim como o arroz, a mandioca estava superestimada antes da realização do Censo Agropecuário de 2017, e deve apresentar uma produção de 438 mil toneladas neste ano, patamar bem inferior ao estimado no ano passado (1,26 milhão de toneladas).

Já a cana-de-açúcar deve registrar uma produção de 2,8 milhões de toneladas, variação de 15,7% em relação à safra passada (quarta variação maior do Brasil). Os municípios com maior produção em 2019 devem ser São Raimundo das Mangabeiras (1,3 mi/t), Campestre do Maranhão (400 mil/t) e Aldeias Altas (300 mil/t).

LSPA

O economista Geilson Pestana, explica que o levantamento a Nota de produção Agrícola em agosto, leva em consideração a sazonalidade da produção graneleira. 

“Nós apresentamos os grãos produzidos no estado, que são produtos da lavoura temporária, assim como a mandioca e a cana-de-açúcar, plantados entre outubro e novembro e colhidos no ano seguinte, conforme o calendário agrícola do Nordeste”, esclarece.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, pesquisa realizada pelo IBGE, fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o Estado. Destaca-se que o IMESC, enquanto órgão competente no que diz respeito às análises das estatísticas oficiais, participa da Reunião Estadual de Estatísticas Agropecuárias (REAGRO) e contribui para as devidas críticas e análises realizadas no âmbito do referido levantamento.