IMESC e Ministério da Defesa avançam em tratativas para parcerias de desenvolvimento da Amazônia Maranhense

Publicado em 26/09/2019

Técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), promoveram ao longo desta semana, uma série de tratativas para a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que tem como objetivo a troca de informações nas áreas de meteorologia, licenciamento remoto e hidrogeologia da Amazônia Maranhense. 

Órgão vinculado ao Ministério da Defesa, o Censipam tem como missão institucional promover a proteção, inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, por meio de estratégias de controle, fiscalização e monitoramento da região. 

Durante as tratativas, técnicos do Censipam apresentaram a estrutura do órgão e suas expertises para a Rede Intersetorial de Gestão de Riscos e Resposta aos Desastres, além da construção em conjunto com a equipe do IMESC das minutas do Plano de Trabalho para a construção do Acordo de Cooperação.

O presidente do IMESC, Dionatan Silva Carvalho, destacou o fortalecimento do diálogo com a instituição para a promoção de estudos que promovam o desenvolvimento do Bioma Amazônico do Estado. 

“Em maio deste ano o IMESC fez uma visita institucional à sede do Censipam por entender a importância do aprofundamento de parcerias e estudos do Bioma Amazônico, especialmente neste momento em que estamos consolidando o ZEE, referente a esse território. A vinda dos técnicos da instituição ao Maranhão, demonstra uma agenda comprometida com o desenvolvimento da Amazônia Legal e queremos contribuir para esse processo”.  

Para o Coronel Bernardino Simões Neto, Supervisor Operacional do Censipam na Regional Belém, a parceria com o IMESC deve ser consolidada até o fim do ano.

“Estamos aqui para fortalecer essa parceria com o IMESC, uma vez que temos o maior interesse em participar do desenvolvimento do Estado. Com esta discussão sobre o plano de trabalho, esperamos concluir os detalhes desta parceria até dezembro,” explicou. 

Apoio técnico

O Diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do IMESC, Josiel Ferreira esclareceu que a parceria com o Ministério da Defesa para pesquisas na Amazônia Maranhense auxiliará outros entes públicos na produção de ações dentro desse território.

“A parceria está sendo estruturada em diversos módulos, com ações que preveem troca de informações tais como clima, tempo e bacias hidrográficas. São informações fundamentais para atender as demandas de outros segmentos do Estado”.

Amazônia Maranhense

A Amazônia Maranhense é composta por 108 municípios ocupados por mais de 61% da população do Estado. Atualmente o IMESC coordena a construção do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA), do Bioma Amazônico Maranhense. Com a conclusão do trabalho, gestores públicos e entes privados terão uma visão ampla do território, o que auxiliará na tomada de decisões quanto a investimentos, formulação de políticas públicas e adoção de agenda de desenvolvimento regional.