Setembro Amarelo: IMESC lança 1º Boletim Social do Maranhão intitulado “Suicídio no Maranhão: informação em defesa da vida”

Publicado em 25/09/2019

Como parte das ações de conscientização do mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) lançou, nesta quarta-feira (25), a 1ª edição do Boletim Social do Maranhão, que traz como título “Suicídio no Maranhão: informação para vida”. O principal objetivo da publicação é fornecer indicadores de fontes oficiais sobre o suicídio para subsidiar a elaboração de políticas públicas de enfrentamento desse fenômeno no Estado do Maranhão.
Para baixar a versão completa do Boletim Social, acesse: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/socioeconomicos/314

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, destacou que o documento tem como princípio colaborar para a prevenção ao suicídio no Estado, a partir da análise dos indicadores oficiais disponíveis. “Trata-se de uma questão de saúde pública, por isso é muito importante que tenhamos informações objetivas sobre o tema. Nossa intenção é que os dados compilados pela equipe técnica do IMESC, colaborem para a construção de políticas públicas mais eficazes, ajudando gestores e profissionais da área”, disse o presidente do IMESC. Os dados coletados e sistematizados referem-se ao período de 2011 a 2017, considerando o local de residência das notificações.

Entre os dados divulgados, estão números sobre a tentativa de suicídio: entre mulheres, por exemplo, o número é duas vezes mais alto do que em homens. “Desde 2014, todos os casos registrados como tentativa de suicídio passaram a ser de notificação imediata no âmbito municipal, com encaminhamento da pessoa para a rede de atenção à saúde”, explica Talita Nascimento, chefa de Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do IMESC

Indicadores

O Boletim Social revela que, no Brasil, uma em cada quatro pessoas que tentaram cometer suicídio já haviam tentado anteriormente. No Maranhão e no Nordeste, por exemplo, a proporção é de uma em cada três pessoas.
Outros dados importantes da publicação analisam informações como: percentuais de lesões autoprovocadas, intoxicação exógena, óbitos por suicídio, dentre outros.
“Trata-se de uma pesquisa técnica que disponibiliza dados do Maranhão, contextualizando com as realidades nacional e regional.Foram compilados dados de tentativas de suicídio e de óbitos por suicídio”, analisa Talita Nascimento, chefa de Departamento de Estudos Populacionais e Sociais do IMESC.

Dados da OMS

Segundo o relatório Suicide in the world - Global Health Estimates (2019), da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema de saúde pública mundial e está entre as vinte principais causas de morte no mundo. Há mais mortes por suicídio do que por malária, câncer de mama, guerra ou homicídio e cerca de 800 mil pessoas comentem suicídio a cada ano.  A OMS considera como prioritária a redução da mortalidade por suicídio em sua meta global, e foi incluída como indicador nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na dimensão saúde, dentro do objetivo “Saúde e bem-estar”.