Servidores do Imesc realizam atividade em alusão ao setembro amarelo

Publicado em 24/09/2019
Os servidores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), receberam na tarde desta terça-feira (24), a psicóloga Roberta Alencar para uma conversa sobre saúde mental e prevenção ao suicídio em alusão às atividades do Setembro Amarelo.
 
Durante a palestra, os servidores receberam orientações para o fortalecimento de ações e acolhimento aos que sofrem de depressão e outras enfermidades. Especialista em saúde mental e psicologia hospitalar, Roberta explicou a importância do diálogo sobre o tema.

“É preciso falar de saúde mental no ambiente de trabalho, pois hoje em dia as pessoas vivem em uma rotina completamente estressante. E essa rotina pode levar muitos trabalhadores a adquirirem problemas psicológicos.”

Para o Diretor de Estudos Ambientais e Cartográfiicos do Imesc, Josiel Ferreira Ribeiro, o encontro foi importante, pois mostrou que a depressão, um dos transtornos que levam as pessoas a se suicidarem, tem tratamento e cura. 




Boletim Social Disponibiliza dados inéditos sobre o tema
O IMESC lança nesta semana, a 1ª edição do Boletim Social do Maranhão, que traz dados e análises sobre suicídio no Estado. O principal objetivo da publicação é fornecer indicadores sobre o suicídio para subsidiar a elaboração de políticas públicas de enfrentamento desse fenômeno no Estado do Maranhão.

Minuto IMESC e o Setembro Amarelo 

Na última sexta-feira (20), apresentamos o décimo terceiro episódio do "Minuto Imesc", que falou sobre a Campanha do Setembro Amarelo e apresentou dados do Maranhão de pessoas que foram afastadas do trabalho por conta de transtornos mentais. O Programa pode ser ouvido acessando o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Imprensa/minutoimesc

Campanha

Para a chefe do departamento da Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Isabelle Araújo, o Setembro Amarelo é uma chamada para se falar da valorização da vida. Por isso, palestras, rodas de conversa, seminários e outras ações com diversos públicos são importantes para promover a campanha. “Precisamos falar da promoção da saúde mental e de qualidade de vida. Devemos promover estratégias de cuidados de saúde mental e quebrar o tabu”, salientou.