IMESC participa do II Seminário do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento

Publicado em 20/09/2019
Nessa quinta-feira (19), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) participou do II Seminário promovido pelo Sistema de Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB), que abordou o tema: “Os Caminhos da Produção sob a ótica Intersetorial”.

O evento foi realizado no Hotel Praia Mar, na Ponta D’areia, em São Luís, e contou com a presença do Governador Flávio Dino.

Na ocasião, o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, participou do Painel 5, que debateu sobre os Caminhos da Produção sob a ótica da Intersetorialidade e discutiu, também, sobre a Restruturação do SEPAB, juntamente com a participação de outros órgãos do governo estadual.

O seminário teve como objetivo principal reunir as Cadeias Produtivas prioritárias vinculadas às secretarias e órgãos que compõem o SEPAB, afim de discutir o trabalho intersetorial, transversal e orientado para resultados pactuado nos Compromissos 45 e 46 do Governo, recrutando esforços na construção de uma política intersetorial de gestão de informação.

“O IMESC é parte importante no avanço do SEPAB, por seu apoio técnico no monitoramento e avaliação das ações e dos resultados obtidos nas diversas cadeias produtivas. Assim, avançamos em conjunto com os demais órgãos, à medida que oferecemos suporte cartográfico, com elaboração de indicadores e colaboração nas análises para tomadas de decisões estratégicas para o Estado do Maranhão”, pontua Dionatan Carvalho.

SEPAB

O Sistema de Estadual de Produção e Abastecimento foi instituído pelo governador Flávio Dino em 2015, com o objetivo de coordenar ações integradas na agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, voltadas para o abastecimento do estado e geração de emprego e renda.

O SEPAB reúne representantes as pastas de Agricultura Familiar, Agricultura e Pecuária, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio, Trabalho e Economia Solidária, além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), vinculada à Sagrima, Porto do Itaqui e o IMESC.

Programa Mais Produção

O SEPAB, dentro do governo estadual, é o responsável pela implementação do programa Mais Produção, que conta com ações promovidas por secretarias, institutos e agências estaduais, cada uma agindo dentro do seu escopo de atuação, porém de forma integrada e complementar às ações das demais pastas.

Estas ações são ligadas ao setor produtivo e tem o objetivo de reunir as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais em diferentes escalas (pequenos, médios e grandes) e em várias regiões do estado, agregando valor aos produtos maranhenses e gerando mais riqueza, emprego e renda.

Contemplando mais de 125 municípios, o programa define 10 cadeias produtivas prioritárias: feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura – caipira e industrial, piscicultura, hortifruticultura e mel, quem são desenvolvidos para o abastecimento do estado e na busca pela autossuficiência.