Governo apresenta Base de Dados do ZEE-MA do Bioma Amazônico, nesta quinta-feira (29)

Publicado em 28/08/2019

O Governo do Maranhão entrega, nesta quinta-feira (29), a Base de Dados em ambiente digital, com respectivo Caderno de Mapas, que correspondem a todos os bancos de dados temáticos e integrados elaborados ou atualizados no âmbito do Zoneamento Ecológico Econômico do Maranhão (ZEE-MA), do Bioma Amazônico Maranhense.

O lançamento será às 10h30, na reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Campus Paulo VI, em São Luís.

O ZEE-MA é um instrumento estratégico de planejamento e gestão territorial, cujas diretrizes e critérios orientam as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável e à melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta etapa, o ZEE-MA está focado no ordenamento territorial da Amazônia Maranhense, que abrange 108 municípios, ocupados por mais de 61% da população do Estado. Após a conclusão do levantamento, o Governo apresentará Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

Com a ferramenta, os gestores públicos e entes privados terão uma visão ampla do Bioma Amazônico, o que auxiliará na tomada de decisões quanto a investimentos, formulação de políticas públicas e adoção de agenda de desenvolvimento regional.

O banco de dados a ser apresentado no evento é composto por arquivos que podem ser lidos em ambiente SIG – Sistema de Informações Geográficas e serão disponibilizados para download. Além desse produto, o Governo do Maranhão entregará em setembro o Relatório de Zonificação do Território, com indicação das zonas territoriais e dos seus usos potenciais, além do Prognóstico e Cenarização do território, delineando as expectativas para o desenvolvimento sustentável da região.

Além do presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, também estarão presentes na solenidade, o Secretário de Estado de Programas Estratégicos do Maranhão (SEPE), Luís Fernando Silva, o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana; o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda e o pesquisador sênior do ZEE-MA, Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias.

Serviço

O quê: Lançamento da Base de Dados e do Caderno de Mapas do ZEE-MA, etapa Bioma Amazônico;

Onde: Reitoria da UEMA, Campus Paulo VI, São Luís;

Data: quinta-feira (29), às 10h30;