Uso do território é tema de debate em reuniões do ZEE-MA

Publicado em 27/08/2019

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) realizou uma série de reuniões focavam no Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA) – mais precisamente na discussão sobre o uso do território e a divisão por zonas de pressão.

E quem conduziu o debate foi o Prof. Me. Valter José Marques, pesquisador sênior do Serviço Geológico Brasileiro, co-autor da Metodologia de Cenarização Aplicada ao ZEE em âmbito nacional e adotada por países latino-americanos.

Na ocasião, o professor comandou um debate sobre a divisão de zonas do Bioma Amazônico do Estado do Maranhão, a partir de pressões sobre o uso do território. “Foi um momento bastante importante, não somente para apontar as principais pressões, como para, também, discutir com alguns pesquisadores do ZEE-MA a metodologia a ser aplicada na zonificação destas áreas de pressão”, pontuou Valter José Marques.

Especificamente na última sexta-feira (23), os pesquisadores do ZEE-MA participaram ativamente das discussões para análises destas zonas e, posteriormente, acrescentar características para definição de zonas.

ZEE-MA

Com a proposta de ser um instrumento indispensável para atrair novos investimentos no Estado, o ZEE-MA, coordenado por técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), tem avançado na proposta de aprimorar a construção de políticas públicas.