IMESC analisa cenário econômico maranhense referente ao 2º trimestre de 2019

Publicado em 07/08/2019
Fruto do trabalho da equipe de Conjuntura Econômica do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), o Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense, referente ao segundo trimestre de 2019, foi divulgado nesta quarta-feira (7).

Com ampla análise da dinâmica econômica do Estado, o trabalho também aborda cenário econômico regional, nacional e internacional, bem como as perspectivas de curto e médio prazos, tendo como objetivo auxiliar na tomada de decisões de gestores do setor público, setor privado, entre outros. O estudo é elaborado com base em informações produzidas e disponibilizadas por fontes oficiais. A versão completa do Boletim pode ser acessada no site do IMESC: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/boletim-conjuntura/307.

Dentre os destaques referentes à economia maranhense analisados no Boletim, os economistas e técnicos do IMESC avaliam a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), um dos principais indicadores de macroeconomia, que tem entre seus objetivos medir a atividade econômica de uma região.

De acordo com o documento, foi estimado para o PIB maranhense um crescimento de 1,1% em 2019, superior ao PIB do país (+0,8%). O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, destaca que a estimativa de crescimento do PIB do Maranhão em 2017 é de 5,2% em termos reais.

“Isso se deve, em grande medida, à base em 2016 ter sido muito fraca por conta da crise econômica que afetou todo o país. Desse modo, esse forte crescimento mostra que o Maranhão tem buscado superar a recessão vivida recentemente, com base tanto na recuperação de setores como a Agropecuária, com o crescimento na safra de grãos, quanto no setor de Serviços, principalmente devido às políticas anticíclicas promovidas pelo Estado”, explica.

Metodologia do PIB

O cálculo do PIB do Maranhão e de seus municípios é realizado pelo IMESC, em convênio com o IBGE, com base em um amplo conjunto de informações. A metodologia é padronizada e o resultado do cálculo oficial é divulgado com dois anos de defasagem. Sendo assim, o resultado oficial do PIB de 2017 será divulgado somente em novembro de 2019, já o PIB deste ano, apenas em 2021.

O IMESC, o IBGE e algumas consultorias privadas divulgam periodicamente estimativas e projeções do PIB, que são atualizadas e revisadas com base em informações disponíveis.

Mercado de Trabalho

O Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense também faz uma ampla análise do Mercado de Trabalho maranhense, tanto do ponto de vista do mercado formal, quanto do total de ocupados.

O relatório destaca que no acumulado de janeiro a maio de 2019, o Maranhão apresentou incremento de 3,7 mil empregos com carteira no mercado de trabalho, o 2º melhor desempenho entre os estados Nordeste. Além do PIB e do Mercado de Trabalho maranhenses, o Boletim também analisa produção agrícola, indústria, financiamento imobiliário, comércio, balança comercial, investimentos e finanças públicas do Estado.