Livro Digital sobre Bacia do rio Itapecuru é disponibilizado pelo IMESC

Publicado em 24/07/2019

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), disponibilizou para a sociedade o E-BOOK com a análise da dinâmica da paisagem dos 53 mil quilômetros quadrados da bacia do rio Itapecuru.

O Estudo pode ser baixado gratuitamente no site do IMESC, acessando o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/mais-itapecuru/303.

Idealizado pelo IMESC e com a contribuição de 17 pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual Paulista – UNESP (Presidente Prudente) e Universidade de Havana, o trabalho analisa 7 dimensões que colaboram para que o poder público possa ter uma visão mais ampliada sobre a gestão dos recursos hídricos dessa importante bacia maranhense.

O Presidente do IMESC, Dionatan Silva Carvalho, destacou a importância do livro para o Estado. “A obra é um marco e um fator muito importante para o IMESC, pois coloca para a sociedade a importância do Rio Itapecuru para todo o território brasileiro”, pontuou.

Para o professor Leonardo Ribeiro, um dos organizadores da publicação, a obra chama a atenção para a importância da prioridade de ações de recuperação da bacia.

“Precisamos elaborar e implementar o Plano da Bacia Hidrográfica do rio Itapecuru. Esse trabalho mostra que as cidades que pertencem à Bacia, possuem índices de saneamento básico e de gestão dos resíduos sólidos baixos. São necessárias ações efetivas de coleta e tratamento de esgoto e de resíduos sólidos”, explica.

A bacia do rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 Km², o que representa 16% da área do Maranhão.

A publicação mostra as características da bacia do rio Itapecuru, levando em consideração desde a legislação referente à gestão de recursos hídricos, passando por aspectos físicos, naturais, geológicos, territoriais e econômicos, constituindo-se como importante obra de referência para a gestão dessa importante bacia hidrográfica maranhense.

Conheça a obra

O livro está dividido em sete capítulos:

1 - “Planejamento, governança e gestão de recursos hídricos”;

2 – “Aspectos normativos da gestão integrada de recursos hídricos no direito brasileiro e no estado do Maranhão”;

3 – “Aspectos Socioeconômicos da Bacia do Itapecuru, Maranhão”;

4 – “Análise Espacial da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;

5 – “Avaliação Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;

6 – “Aplicação de um Modelo para Aferição do Risco ao Patrimônio Arqueológico na Bacia do Itapecuru - MA: Conhecimento e Zoneamento”;

7 – “Os Sítios com Registros Rupestres na Bacia do Itapecuru: Interfaces entre a Espeleologia e a Arqueologia”.