E-book com mapeamento da Bacia Hidrográfica do rio Itapecuru é lançado pelo IMESC

Publicado em 12/07/2019
Foi lançado, oficialmente, na tarde desta quinta-feira (11), o e-book “Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e a gestão de recursos hídricos”, projeto proposto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e produzido em parceria com 28 pesquisadores da comunidade acadêmica maranhense, dedicados ao estudo do tema.

O lançamento foi realizado na sede do IMESC, e contou com a participação do presidente do Instituto, Dionatan Carvalho, do secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva, do Reitor em Exercício da UFMA, Luís Fernando Carvalho, de Maurício Sá, representando a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), além de professores das instituições que contribuíram para a produção do e-book.

Para Dionatan Carvalho, o livro é um reflexo da preocupação do Governo do Estado com a questão ambiental do Maranhão. “[O lançamento do livro] é um marco e um fator muito importante para o IMESC, pois coloca pra sociedade a importância do Rio Itapecuru para todo o território brasileiro”, pontuou.

O secretário Luis Fernando Silva explica que o projeto Mais Itapecuru “aborda, de forma inédita, um conjunto de estudos técnicos para uma bacia hidrográfica genuinamente do estado do Maranhão”. 

“A obra foi organizada com a participação de pesquisadores especializados de todo o Brasil e faz, ao longo dos seus sete capítulos, uma ampla análise da grandiosidade e da importância ambiental, social e econômica da bacia do Itapecuru para o Estado do Maranhão”, acrescentou o Chefe do Departamento de Estudos Ambientais do IMESC, José de Ribamar Carvalho dos Santos, um dos autores do livro.

O reitor em exercício da UFMA, Fernando Carvalho Silva, reforçou que a publicação é de extrema importante para a instituição. “Esta publicação traz informações de qualidade. Essa publicação, assim como as novas que virão, reforça o trabalho que é desenvolvido dentro das instituições, pois envolve diversas áreas de conhecimento e promove o interesse ao conhecimento aprofundado e científico”, finalizou.

Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e a gestão de recursos hídricos

A bacia do rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 Km², o que representa 16% da área do Maranhão.

A publicação, a ser disponibilizada gratuitamente no site do IMESC, conta com sete capítulos que mapeiam as características da bacia do rio Itapecuru, levando em consideração desde a legislação referente à gestão de recursos hídricos, passando por aspectos físicos, naturais, geológicos, territoriais e econômicos, constituindo-se como importante obra de referência para a gestão dessa importante bacia hidrográfica maranhense.

Conheça a obra

O livro está dividido em sete capítulos: 

1 - “Planejamento, governança e gestão de recursos hídricos”;
2 – “Aspectos normativos da gestão integrada de recursos hídricos no direito brasileiro e no estado do Maranhão”;
3 – “Aspectos Socioeconômicos da Bacia do Itapecuru, Maranhão”;
4 – “Análise Espacial da Dinâmica de Uso e Cobertura da Terra da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
5 – “Avaliação Morfométrica da Bacia Hidrográfica do Itapecuru, MA”;
6 – “Aplicação de um Modelo para Aferição do Risco ao Patrimônio Arqueológico na Bacia do Itapecuru - MA: Conhecimento e Zoneamento”;
7 – “Os Sítios com Registros Rupestres na Bacia do Itapecuru: Interfaces entre a Espeleologia e a Arqueologia”.