Apresentação do Sumário Executivo do ZEE Bioma Amazônico é destaque na Assembleia Legislativa do Maranhão

Publicado em 11/07/2019

Apresentado durante a realização da 51ª Exposição Agropecuária de Imperatriz na terça-feira (8), o Sumário Executivo do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA), referente ao Bioma Amazônico foi destaque na Assembleia Legislativa do Maranhão em discurso proferido pelo Deputado Estadual Marco Aurélio na manhã desta quarta-feira (10).

O parlamentar parabenizou a equipe técnica responsável pela conclusão dos relatórios referentes ao Diagnóstico dos territórios do Bioma.

“O ZEE Bioma Amazônico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, feito de maneira totalmente isenta, de maneira responsável, com a mais alta qualificação técnica do IMESC, da Secretaria de Programas Estratégicos, da UEMA, e de tantos outros colaboradores”, comentou.

Durante a apresentação do Sumário Executivo, o pesquisador sênior do ZEE-MA, Luiz Jorge Dias explicou a importância da sociedade para a construção de um Zoneamento que possa colaborar para qualificar a tomada de decisão dos entes públicos e privados.

Para o deputado Marco Aurélio, a oportunidade de apresentação do Sumário Executivo do Bioma Amazônico durante a Expoimp foi fundamental para ampliar o debate sobre a importância dessa ferramenta de ordenamento territorial.

“Nesta audiência, com Secretarias e Órgãos do Governo do Estado presentes, pode-se fazer uma discussão muito aprofundada, mostrando como está a elaboração do Zoneamento Ecológico e Econômico do Bioma Amazônico aqui do Maranhão”, explicou.

Com o sumário do Bioma Amazônico, é possível avaliar os contextos ambientais e econômicos, avaliar os tipos de políticas públicas que o bioma necessita para promover a proteção ambiental e as questões relacionadas ao desenvolvimento socioeconômico e produtivo do território.

Os relatórios técnicos do Sumário Executivo ZEE-Bioma Amazônico podem ser acessados no site oficial do projeto em: http://www.zee.ma.gov.br/src/upload/docs/sumarioexecutivocompletobioma.pdf.

Além do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), coordenador do projeto, a construção ZEE-MA conta com a participação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Próximas etapas

Para ampliar a participação da sociedade na construção do Zoneamento Ecológico-Econômico do Maranhão, o IMESC promoverá, a partir de outubro deste ano, audiências públicas em municípios que fazem parte do território Bioma Amazônico.

Após a conclusão dessa etapa, o Governo do Maranhão dará início à preparação do mapeamento dos Biomas Cerrado e Caatinga, completando, assim, o Zoneamento Ecológico-Econômico de todo o território maranhense.