IMESC e Jucema avançam tratativas para ações de aprimoramento de políticas públicas no Maranhão

Publicado em 10/07/2019
O Presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho visitou na última sexta-feira (05), o Presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra. Durante a conversa os dois gestores debateram a continuidade da parceria entre as instituições para o fortalecimento de ferramenta de identificação de novas oportunidades de empreendimentos no Maranhão.
 
Um Termo de Cooperação Técnica assinado pelos dois órgãos em janeiro deste ano, prevê a criação de sistema georreferenciado para otimizar a análise do território maranhenses e, a partir disso, orientar e otimizar a aplicação de políticas públicas de desenvolvimento do Maranhão, baseado em uma ferramenta com grande efetividade na identificação de novos negócios. 

Na reunião, com as presenças do Diretor de Estudos e Pesquisas Hiroshi Matsumoto e do Pesquisador de Conjuntura Econômica do IMESC, Eduardo Campos, foram discutidos os próximos passos para garantir que o acordo promova a desburocratização do acesso a  dados entre as instituições, possibilitando o intercâmbio de informações.

“Nós estamos trabalhando para agregar em base única um conjunto de informações disponíveis em diversos órgãos e secretarias com o objetivo de qualificar a implantação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas no Maranhão. Esta importante parceria com a Jucema vai possibilitar acesso à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios [RedeSim], que é gerenciada pela Jucema. Este é um passo muito importante para ampliar nossa análise sobre a realidade do Estado, destacou o presidente. 

O presidente da Junta Comercial, Sérgio Sombra se colocou à disposição para ampliar o diálogo e a troca de dados como forma de aperfeiçoar as ações estratégicas do Estado.

“Esta é mais uma oportunidade de fortalecer os mecanismos de gestão pública eficiente, estimulando a análise mais aprofundada das informações de que dispomos”, avaliou Sombra. 

Mapeamento do Maranhão empreendedor

O acordo entre IMESC e Jucema também vai permitir que identificação de novos negócios, de deslocamentos dos empreendimentos dentro do Estado e, ainda, verificar quais são os empreendimentos com as maiores taxas de crescimento – ou seja, o maior número de abertura de empresa, localizando espacialmente e em quais setores setor da economia há maior ou menor atividade. 

Com a base de informações do amplo acervo da Jucema o IMESC , ampliará ferramentas de inteligência territorial para análise da dinâmica da economia a partir da organização espacial de empresas no Maranhão.