IMESC realiza visita técnica no escritório regional do PNUD, em Teresina, e na Seplan/PI para conhecer o Projeto ODS Piauí

Publicado em 05/07/2019
Conhecer as experiências do “Projeto ODS Piauí” foi um dos objetivos da reunião entre representantes do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) e do escritório regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Secretaria de Estado do Planejamento do Governo Piauí, na última quarta-feira (3).

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, juntamente com o diretor de Estudos e Pesquisas do IMESC, Hiroshi Matsumoto e a chefa do Departamento de Estudos Sociais e Regionais do IMESC, Talita Nascimento, participaram de uma troca de conhecimentos sobre as ações de governo do Maranhão e do Piauí.

Na manhã da última terça-feira (2), a equipe do IMESC reuniu-se com o coordenador do PNUD no Piauí, Maurilo Oliveira – no mesmo dia, pela tarde, a reunião foi com a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares e com o assessor técnico da Seplan/PI, Gabriel Favero. O tema das reuniões foi conhecer os produtos do acordo firmado entre o PNUD e o Governo do Estado do Piauí.

A equipe técnica do IMESC esteve reunida, também, com técnicos e pesquisadores da Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (antiga Fundação Cepro). Durante a reunião, foram discutidos os trabalhos comuns, desenvolvidos pelo IMESC e pela nova superintendência da Seplan, como DataCepro e o Sistema Integrado de Informações do Maranhão (SIEMA), Conjuntura Econômica, PIB (Produto Interno Bruto) e pesquisas nas áreas sociais.

O objetivo da visita foi propor um momento de conhecimento das atividades das instituições, assim como um alinhamento das metodologias de trabalho e possíveis parcerias.

“Estreitar esses laços, compartilhar experiências das análises econômicas e sociais de cada instituição, só fortalece as ações de todas as equipes presentes nessas visitas. Pretendemos manter firme essas ligações de cooperação técnica entre o Maranhão e o Piauí, tendo em vista um fortalecimento de todo o potencial de pesquisas e estudos sobre o Nordeste”, analisou Dionatan Carvalho.

As visitas contaram, também, com o secretário adjunto de Promoção do IDH da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Bruno Lacerda.