Obras estruturantes para o Maranhão são temas de reunião entre secretários Luis Fernando e Clayton Noleto

Publicado em 01/07/2019

O governador Flávio Dino repassou ao secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, uma série de programas, projetos e ações, para o desenvolvimento do Maranhão a curto e médio prazo. Na quinta-feira (27), ele se reuniu com o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, para juntos, afinarem a forma como essas medidas serão implementadas. Também participaram do encontro os adjuntos da Sinfra de Obras Rodoviárias, Adenilson Pontes, e de Projetos, Jorge Fumio Kussaba, e o prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio.

“A decisão do governador objetiva constituir uma carteira de projetos para que o Estado possa realizar a captação de recursos, sob diversas formas, inclusive com a parceria do setor privado para que o desenvolvimento ocorra, apesar da crise econômica. O Maranhão não está de braços cruzados diante da crise, estamos elaborando projetos e identificando oportunidades de investimentos para geração de emprego e renda”, ressaltou o secretário Luis Fernando.

Agora, a Sinfra irá adotar as providências para que primeiramente estudos técnicos sejam elaborados e, em caso de viabilidade, o passo seguinte seja a elaboração do projeto técnico e por fim as obras.

Ações

Entre as propostas discutidas estão os Estudos de Viabilidade de Implantação de Transporte de Massa, do tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em São Luís, com integração ao BRT (Transporte Rápido por Ônibus), que já está em ritmo de execução, e o transporte convencional, já existente. A obra da Rodovia da MA-006, Transmaranhão, que começa na Baixada e vai até Alto Parnaíba, também foi colocada na pauta.

Os secretários também conversaram sobre a construção de novos trechos para a adutora do Sistema Italuís. Atualmente, ainda existem partes da adutora original funcionando e o governador determinou, dentro da área dos programas estratégicos, a substituição delas.

Turismo

Ações voltadas para o desenvolvimento do turismo também fazem parte do planejamento, a exemplo do Programa “Nosso Centro”, recém-lançado, que vai contar com a complementação na área de infraestrutura e urbanização. Outro projeto estruturante é o da urbanização da cidade de Barreirinhas, importante polo turístico de atração internacional em virtude dos Lençóis Maranhenses.

Dentro da Ilha, ainda será executada a obra do “Caminho do Romeiro”, um projeto de reurbanização da sede do município de São José de Ribamar, voltado para a área do turismo religioso e cultural do Estado.  O Caminho é um projeto que foi elaborado ainda na administração do secretário Luis Fernando, quando prefeito de Ribamar. Atualmente, o projeto está sob a responsabilidade da Sinfra para o estabelecimento de parceria com o Governo do Estado.

Ainda em Ribamar, será realizado o estudo para viabilização da duplicação da MA-201, a Estrada de São José de Ribamar, no trecho entre o Maiobão e a sede do município. Além disso, o prefeito Eudes solicitou que seja revista a posição dos retornos ao longo da MA-201, atendendo a uma reivindicação de comerciantes, empresários e também dos usuários da rodovia.