“Fundamental e organizado”, parabeniza deputado Marco Aurélio sobre avanço do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão

Publicado em 18/06/2019

O avanço na elaboração do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA), coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), ganhou destaque em discurso do deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), durante audiência na Assembleia Legislativa do Maranhão.

O parlamentar elogiou o programa, pontuando a sua importância para o Estado. “O Maranhão precisa ter o ZEE para que tenhamos um planejamento ambiental e territorial, que reforçará o desenvolvimento sustentável”, disse Marco Aurélio.

Para ele, o ZEE-MA é uma forma de pensar o desenvolvimento de forma sustentável e, ainda, de se preocupar com o planejamento territorial, permitindo um crescimento nos números de conexões entre os produtos gerados e os instrumentos de políticas públicas, a fim de se efetivarem ações de planejamento ambiental territorial.

“O Maranhão precisa ter o Zoneamento Ecológico e Econômico para que tenhamos um planejamento rural. Um planejamento de desenvolvimento da produção. E essa garantia do ZEE é fundamental para o desenvolvimento sustentável do Maranhão. Muitas tratativas foram feitas e nenhuma avançou e o governo trabalhou nesses últimos anos de forma organizada e sem fazer alardes. O IMESC conduziu muito bem essas tratativas e esses estudos”, acrescentou o deputado.

Veja o discurso do Deputado Marco Aurélio na Íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=0p4O7bZiRkk.

Ouvindo a sociedade

Vale lembrar que, no próximo dia 10 de julho, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), do IMESC e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), estarão em Imperatriz para participarem da 51ª Expoimp, onde farão a grande mobilização de apresentação do diagnóstico e da base de dados do ZEE Bioma Amazônico para a sociedade imperatrizense e da Região Tocantina.

“Nós ficamos muito felizes com o apoio do deputado Marco Aurélio porque isso sinaliza que continuaremos a manter excelente diálogo com o Parlamento Estadual, uma vez que após a conclusão dos estudos para o ZEE-MA do Bioma Amazônico, o programa será apresentado na Assembleia Legislativa para aprovação”, explicou o Assessor Especial do IMESC, professor Luiz Jorge Dias.

Diagnóstico

Até o momento, 70% do diagnóstico do Bioma Amazônia já foi concluído - o território é formado por cerca de 108 municípios e registra a maior atividade agropecuária do Estado, além de possuir as maiores reservas ambientais.  O Bioma Amazônico é a primeira etapa do ZEE-MA, composto por 108 municípios.

A promoção da política de ZEE no Maranhão trará benefícios para a o planejamento territorial do Maranhão, como a possibilidade do aumento de investimentos no Estado, a melhoria na aplicação de políticas públicas relacionadas à sociodiversidade e à biodiversidade do Estado, além do reforço na proteção ambiental dos ecossistemas e na promoção de mecanismos de desenvolvimento sustentável.

Após a conclusão do Zoneamento do Bioma Amazônico, que deve ser entregue à sociedade até novembro deste ano, a segunda etapa do programa vai contemplar o zoneamento dos biomas Cerrado e Caatinga, correspondentes a 2/3 do território maranhense.