ZEE-MA é tema de palestra sobre Workshop Ambiental em Penalva

Publicado em 17/06/2019
Entre os dias 13 e 14 de junho, no município de Penalva, na Baixada Maranhense, foi realizado o I Workshop Ambiental, que contou com debates sobre meio ambiente, preservação e conscientização ambiental. 

O Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE-MA), programa coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), esteve entre os destaques do evento, a partir da palestra da geógrafa Anny Karolyny Portela, que compõe a equipe técnica da Etapa Bioma Amazônico do ZEE-MA. 

A geógrafa ministrou uma palestra educativa no último dia 13, focando o debate sobre Meio Ambiente e detalhando as ações do ZEE-MA. “Foi um momento de troca de experiências e saberes com líderes comunitários, com a participação das quebradeiras de coco e dos quilombolas, além de representantes de órgãos municipais”, pontuou Anny Karolyny Portela.

No dia 14, foi realizada, ainda, uma oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com a participação do Engenheiro Ambiental Adriano Castro e, também, uma Oficina de Compostagem e Reflorestamento de Plantas frutíferas, ministrada por Geovana Aries.

As oficinas, assim como o evento, enfatizaram na preservação, reflorestamento e, principalmente, na conscientização ambiental.

O ZEE-MA é um instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, coordenado pelo IMESC, e que tem como características a formulação e a espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.

O Assessor Especial do IMESC, professor Luiz Jorge Dias ressaltou o interesse da sociedade em conhecer a importância do ZEE-MA. “A cada nova participação do ZEE-MA em eventos importantes como este, reforçamos o debate com população e estreitamos a relação de pertencimento da sociedade com esse programa, que é fundamental para o desenvolvimento socioambiental, sustentável e ecológico do Maranhão”, pontuou.

Apoio parlamentar

O Deputado Estadual Marco Aurélio destacou, em discurso na Tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, a importância da formulação do ZEE-MA para o desenvolvimento sustentável do Estado. 

“Quero reconhecer o IMESC, que coordena esse trabalho, com a coordenação do professor Luiz Jorge Dias, brilhante técnico, uma pessoa com vasta competência técnica e com imensa dedicação. Quero citar também a importante contribuição de parceiros institucionais nessa elaboração, a exemplo da UEMA, da EMBRAPA São Luís, da EMBRAPA Belém, da Universidade Federal do Maranhão, e do Serviço Geológico Brasileiro, além de todos os que se dedicam a esse levantamento”. 

Mais Diálogo 

O Governo do Maranhão vai ampliar o debate sobre a construção do ZEE, com a apresentação do Sumário Executivo da Etapa Bioma Amazônico, em Imperatriz, no próximo dia 10 de julho. 

Os debates também serão levados às cidades polo que compreendem os 108 municípios incluídos nessa primeira etapa, com a realização de oficinas para coleta dados e troca de informações. 

“Queremos levar a todo o Estado a importância de construir um Zoneamento Ecológico que seja de fato um mecanismo de inteligência territorial capaz de auxiliar de maneira mais qualificada a construção de políticas públicas, com respeito às singularidades territoriais do Estado”, finalizou o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho.