Criação de rede regional de institutos de pesquisa é tema de reunião entre IMESC e IPECE

Publicado em 13/06/2019
Na manhã desta quarta-feira (12), o presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Dionatan Carvalho, juntamente o Diretor de Estudos e Pesquisas, Hiroshi Matsumoto, visitaram o Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, em Fortaleza.

Recebido pelo diretor geral do Ipece, João Mário de França, a visita objetivou o fortalecimento de ações cooperativas entre os institutos, além de apresentação da sede do órgão ao presidente do IMESC. “O objetivo da visita foi aprimorar os trabalhos que são desenvolvidos pelos dois institutos, para que possamos unir esforços, utilizando metodologias que são desenvolvidas em outros estados”, pontuou Dionatan Carvalho.

Ainda segundo o presidente do IMESC, a visita debateu, também, sobre a criação de uma rede regional de institutos de pesquisa socioeconômicos, para fortalecer as ações desempenhadas pelos institutos, e ressaltar a sua importância e impacto para a região Nordeste.

Participaram também da reunião: a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, Leany Lemos; o secretário titular da Seplag, Mauro Filho; o professor Flávio Ataliba, secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag; e representando o Ipece, a diretora de Estudos Gestão Pública(Digep), Marília Rodrigues Firmiano, a gerente de Estatística, Geografia e Informação (Gegin), Rafaela Martins Leite Monteiro, e os analistas de políticas públicas Witalo de Lima Paiva, Cleyber Nascimento de Medeiros, Nicolino Trompiere e  Jimmy Lima de Oliveira.

Seminário

Além da visita técnica, o IMESC foi destaque na programação do seminário Os Desafios do Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento Econômico no Brasil, realizado nos dias 10 e 11 de junho.

O presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, participou da mesa-redonda sobre “O Papel das Instituições Regionais de Pesquisa no Processo de Desenvolvimento”,  ocorrida na manhã da última terça-feira (11).

Contribuíram para o debate os palestrantes: Adriano Sarquis, Diretor de Estudos Econômicos do IPECE; João Mário de França, Diretor Geral do IPECE; e Helger  Marra Lopes, Presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), do Governo de Minas Gerais.