ZEE-MA é tema de debate na 5ª Semana do Meio Ambiente da UEMA

Publicado em 06/06/2019
Na manhã desta quinta-feira (6), o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE-MA) esteve entre os temas de debate do segundo dia de programação da quinta edição da Semana do Meio Ambiente (SEMEIA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em Bacabal.

Com o tema “Saberes Tradicional e Científico para o Desenvolvimento Socioambiental”, o SEMEIA 2019 contou com a palestra intitulada “Troca de Saberes”, por Anny Portela, geógrafa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), e Florise Reis, do apoio técnico-administrativo do ZEE-MA, que apresentaram o programa para mais de 100 pessoas, dentre acadêmicos, lideranças comunitárias, quilombolas e indígenas da Região Central do Bioma Amazônico.

A apresentação do ZEE-MA à sociedade civil teve como objetivo estreitar as relações com a população de Bacabal e, também, com os entes representativos do município.

Para o cacique Magno Guajajara, da Aldeia Monalisa, da Terra Indígena Cana Brava, localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, o ZEE-MA é um programa de extrema importância para o país. “Fico bastante feliz que exista esse projeto. Nós temos muito interesse que seja implementado nas nossas terras e que vise um desenvolvimento que não agrida, mas que venha recuperar, juntamente aos povos indígenas. Vou levar essa proposta para a comunidade para que se possa discutir e fortalecer esse laço entre território, governo e sociedade”, analisou o cacique.

A assessora de gestão ambiental da UEMA e organizadora do evento, Andrea Araújo do Carmo, reforçou a contribuição do ZEE-MA para todo o Estado. “Tínhamos uma grande expectativa na continuidade do programa e [o programa] realmente mostra o compromisso do Governo do Estado com o zoneamento. A consulta e as interlocuções com as comunidades é um grande diferencial do programa. É um passo fundamental para o Maranhão”, acrescentou.

A participação do público na palestra foi bastante elogiada pela geógrafa do IMESC, Anny Portela, que ressaltou o interesse da sociedade em conhecer a importância do ZEE-MA. “Pudemos trazer uma relação de pertencimento com o lugar, para que seja possível que conheçam o Estado e que possamos trazer um desenvolvimento socioambiental, sustentável e ecológico”, pontuou.

5ª SEMEIA

A quinta edição da Semana do Meio Ambiente da UEMA (SEMEIA) foi realizada pela Assessoria de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Maranhão (AGA/UEMA), entre os dias 5 e 6 de junho.
O evento contou com apresentação de trabalhos científicos, palestras, mesa-redonda, minicursos e oficinas.

Audiências Públicas

Nesta sexta-feira (7), representantes do ZEE visitarão órgãos municipais no município de Bacabal, além de entidades da sociedade Civil, como colônia de pescadores, Diocese de Bacabal e o Sindicato de Trabalhadores Rurais, para apresentarem informações do ZEE e mobilizarem eventuais parceiros para o desenvolvimento das audiências públicas que serão realizadas entre setembro e outubro.