Profissionais do IMESC participam de ações em alusão ao Dia do Geógrafo

Publicado em 29/05/2019
No dia 29 de maio celebra-se mundialmente o Dia do Geógrafo. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) foi lembrado nesta data em eventos na capital maranhense.

O geógrafo e professor da UEMA Luiz Jorge Dias, assessor especial do IMESC, participou de uma mesa Redonda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A mesa, proposta para as comemorações do Dia do Geógrafo, tratou sobre o tema "Geodiversidade do Estado do Maranhão". Já o diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do IMESC, Josiel Ribeiro participou de homenagem em alusão ao dia do Geógrafo, realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Geógrafos em destaque

Além das homenagens, ocorreu, ainda, a participação da pesquisadora do IMESC, Anny Portela, com o minicurso “Introdução ao ZEE”, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Também na instituição, o pesquisador Luiz Jorge ministrou a palestra "Geodiversidade da Região Metropolitana da Grande São Luís: desafios e perspectivas de trabalho" e participou ainda da palestra sobre “Sóciodiversidade do Estado do Maranhão”, proferida pela professora Ana Rosa.

Os geógrafos do IMESC também estão participando das Escutas do Orçamento Participativo 2019, em audiências públicas por todo o Estado do Maranhão, apresentando o diagnóstico situacional dos municípios.

Vale lembrar que entre os pesquisadores do IMESC, está o geógrafo e um dos mais respeitados pesquisadores maranhenses, Prof. Dr. José Ribamar Trovão, de 82 anos, que há 12 anos contribui para o desenvolvimento do Instituto.

Para o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, o Instituto é um espaço privilegiado para geógrafos que desejam seguir carreira na pesquisa. “Temos no Maranhão um amplo conjunto de geógrafos competentes que seguem a carreira docente. Para quem deseja aprofundar a pesquisa, especialmente na área cartográfica e ambiental, o IMESC se constitui como um espaço privilegiado de valorização dessa atividade tão relevante para a sociedade. Parabenizo todos os geógrafos do IMESC, que com muita dedicação e esforço têm colaborado para a Gestão Pública do Estado”, disse.