IMESC divulga Nota do Mercado de Trabalho referente a abril de 2019

Publicado em 28/05/2019
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC) divulgou, nesta terça-feira (28), a Nota do Mercado de Trabalho referente ao mês de abril de 2019, a partir de dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED).

Segundo os dados do CAGED, o país registrou saldo de 129,6 mil empregos formais no mês de abril de 2019, assinalando o melhor resultado para os meses de abril desde 2013, quando foram geradas 196,9 mil contratações líquidas. 

Correspondendo a tendência observada no cenário nacional, o Maranhão apresentou saldo de 6.681 admissões líquidas em abril de 2019, o melhor resultado para os meses de abril da série histórica iniciada em 2004. Além disso, obteve o segundo melhor resultado no ranking do Nordeste, sendo que o Estado da Bahia (+10 mil) registrou a primeira colocação. 

Considerando a variação mensal do estoque de emprego, houve crescimento de 1,45% no Maranhão, o maior percentual do país, seguido por Bahia (0,59%) e Minas Gerais (0,55%).

Em termos setoriais, o resultado positivo do mês de abril foi capitaneado pelo setor de Serviços (+6,8 mil), em especial no segmento Atividades de Apoio à Gestão de Saúde, que obteve saldo de 6.913 contratações na capital do Estado.

No primeiro quadrimestre de 2019, 86 municípios maranhenses apresentaram saldo positivo de contrações. Os destaques foram São Luís (+3.685), Balsas (+547) e Campestre do Maranhão (+380).

Nota do Mercado de Trabalho

A Nota do Mercado de Trabalho é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, elaborado pelo IMESC. Essa publicação faz uma discussão sobre o comportamento do emprego formal maranhense, tendo como referência a Região Nordeste e o Brasil, a partir do CAGED, divulgado mensalmente pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

O CAGED trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica.