Retomada do mercado de trabalho no Maranhão mantém evolução no varejo, aponta Imesc

Publicado em 24/04/2019

Análise do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), mostra a evolução do comércio varejista maranhense tanto no setor ampliado quanto no setor restrito em 12 meses. Segundo o estudo, a ampliação se deve em grande parte ao volume de ofertas de trabalho formal no Estado.

Segundo o estudo, o comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, avançou 6,6% no comparativo de fevereiro de 2019 com o mesmo período do ano passado, puxado pela melhora do desempenho do segmento de veículos automotivos, que avançou 22,49% em comparação com o mesmo período do ano anterior em volume de vendas, atingindo um total de 6.420 unidades comercializadas.

Já o comércio varejista restrito maranhense avançou 3,1% em volume de vendas frente ao mesmo período, acumulando uma alta de 4,2% nos últimos doze meses.

A análise completa da Nota encontra-se disponível no site do Imesc, pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/20/285.

A abrangência setorial do varejo restrito é composta principalmente pelos segmentos de Combustíveis e lubrificantes; Hipermercados e supermercados; Alimentos, bebidas e fumo; Tecidos, vestuário e calçados; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; Móveis e eletrodomésticos; Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Livros, artigos culturais; Artigos de uso pessoal e doméstico; dentre outros.

O economista do Imesc, Eduardo Campos, ressalta que o crescimento do comércio varejista ampliado é reflexo da ampliação de ofertas no mercado de trabalho do Estado.

 “A melhora no nível de contratações formais do mercado de trabalho maranhense que passou de um saldo líquido de contratações de 329 postos de trabalho de março de 2017 a fevereiro de 2018 para 5.865 postos de trabalho de março de 2018 à fevereiro de 2019, contribuiu para o aumento do volume de vendas de automóveis de 78.510 unidades de março de 2017 a fevereiro de 2018 para 79.731 unidades nos doze meses seguintes”, explica o economista.

Nota de Comércio Varejista

A nota de Comércio Varejista é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica que é publicado trimestralmente pelo Imesc, ela que analisa o comportamento do comércio varejista por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE e dados da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ-MA) para análise dos segmentos do comércio varejista. A análise sobre a venda de veículos novos e motocicletas novas no Estado do Maranhão é realizada com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – FENABRAVE.