IMESC promoverá minicursos no I Encontro Maranhense de Economia, que ocorre em maio

Publicado em 17/04/2019
Debater temas relevantes para a sociedade maranhense e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento socioeconômico. Este é o objetivo principal do I Encontro Maranhense de Economia (EME), que ocorrerá entre os dias 23 e 24 de maio, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e terá a participação do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Em parceria com o IMESC, o evento contará com dois minicursos: um sobre “Espacialização de Indicadores Socioeconômicos com o uso do Qgis”, ministrado pelo geógrafo Ronald Bruno Santos, no dia 23/5; e outro sobre “Definição de Indicadores de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas”, comandado pela economista Talita de Sousa Nascimento, no dia 24/5.

Para o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, a parceria entre IMESC e o I EME é apenas o primeiro passo do Instituto na ampliação da relação institucional com as universidades. “Reforçaremos esta relação [institucional], desenvolvendo trabalhos em conjunto [com as universidades]. Nos próximos encontros, teremos uma participação ainda mais efetiva, inclusive nos diálogos sobre quais são os temas mais relevantes para o Estado e para o Governo”, pontuou o presidente.

O tema abordado pelo encontro será “Repensando as estratégias do desenvolvimento no Maranhão” e focará em propiciar a discussão, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, de temas relevantes para o desenvolvimento maranhense e brasileiro. Assim, o encontro visa aglutinar os atores relevantes nessa empreitada, como universidades, empresários, políticos, sociedade civil e a administração pública.

“A Comissão Organizadora [do evento] avalia que a participação do IMESC, com sua experiência na produção de informações socioeconômicas e cartográficas, contribuirá sobremaneira na discussão de temas relevantes para o Estado do Maranhão", avalia o professor e economista José Lúcio, coordenador-geral do encontro.

Promovido pelo Departamento de Economia da UFMA e o Conselho Regional do Maranhão (CORECON-MA), o evento contará também com mesas redondas, conferências e apresentação de trabalhos.

O I EME segue com inscrições abertas para participação do encontro e para o envio de trabalhos – saiba mais no site do evento: http://www.eme.ufma.br/.

Serviço

Evento: I Encontro Maranhense de Economia;

Data: 23 e 24 de maio;

Local: Universidade Federal do Maranhão (UFMA).