Mobilidade é tema de debate em nova edição dos Diálogos Metropolitanos do PDDI da Grande São Luís

Publicado em 15/04/2019
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da parceria entre o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (IMESC), a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e a Agência Estadual Metropolitana (Agem), realiza, nesta quarta-feira (17), uma nova edição dos Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI).

Com o tema "Mobilidade", o evento será realizado no auditório da SECID, a partir das 15h, com palestra conduzida pelo engenheiro civil Marcus Vinicius de Oliveira.

O encontro tem como objetivo aproximar a sociedade das discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI-RMGSL), além de analisar a dinâmica de mobilidade da Região Metropolitana, a partir dos principais fluxos e vias intermunicipais.

Outro ponto será identificar os impactos dos novos projetos de mobilidade, além de discutir sobre um sistema viário estruturante metropolitano, assim como sobre terminais de integração, estações e outros equipamentos necessários para a integração dos diversos modais.

O IMESC é o responsável pela realização de estudos e pesquisas que abrangem os seguintes eixos: Economia, Sociodemografia, Território, Mobilidade Urbana, Gestão e Geoprocessamento.

Os estudos realizados buscam delimitar vários temas de destaque, a exemplo dos indicadores de mobilidade urbana, da produção, do mercado de trabalho, dos resíduos sólidos e demais temas ambientais, além dos temas de gestão pública e de patrimônio ambiental e cultural.

PDDI da Região Metropolitana

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI - RMGSL), foi instituído pelo governador Flávio Dino por meio da Lei Complementar 174, de maio de 2015. A lei prevê que a execução das funções públicas, de interesse comum aos municípios integrantes da Região, ocorrerá a partir do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado.

Com uma população de 1.590.138 habitantes, a Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, abrange 13 municípios: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís.

Marcus Vinicius Teixeira de Oliveira

Coordenador do eixo Mobilidade Urbana do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Grande São Luís, Marcus Vinicius é engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Ceará (UFCE) em 1999 e mestre em Engenharia de Transportes pela mesma Universidade. Possui um alto grau de experiência como gestor, sendo gerente/chefe da Divisão de Controle de Tráfego, no órgão de trânsito de Fortaleza, por quase 10 anos.

SERVIÇO:

O QUÊ: Diálogos Metropolitanos do PDDI;

QUANDO: Nesta quarta-feira (17), às 15h;

ONDE: Auditório da SECID, localizado na Av. Getúlio Vargas, 1908, Monte Castelo, São Luís.