Programas Estratégicos são apresentados pelo secretário Luis Fernando aos colaboradores da SEPE e Imesc

Publicado em 01/04/2019

Com o objetivo de integrar as equipes que atuam na Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE) e no Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), que é vinculado à pasta, o secretário Luis Fernando Silva reuniu colaboradores em uma ação de boas-vindas, na sexta-feira (29), na sede da secretaria, no Calhau.

“A Secretaria de Programas Estratégicos vai contribuir para o desenvolvimento econômico-social sustentável, atuando em cooperação e transversalidade com várias outras áreas do governo. A SEPE tem, ainda, uma missão importante ligada às relações internacionais, à atração de investimentos, e, ainda, ao apoio técnico e planejamento estratégico dos municípios”, destacou Luis Fernando.

O diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do IMESC, Dionatan Carvalho, ressaltou o papel da instituição, responsável por desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade maranhense. “O trabalho desenvolvido no IMESC impacta a vida da sociedade, pois são informações relevantes da conjuntura social e econômica. Com a coordenação da SEPE, a tendência é expandir esse trabalho beneficiando o Maranhão”, afirmou.

Sobre a SEPE

Em 22 de fevereiro de 2019, a Medida Provisória 291 criou a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos. A SEPE tem por finalidade prestar assessoramento ao Governo do Estado no que tange à estratégia estadual de médio e longo prazos e às relações internacionais, considerando a situação presente e as possibilidades do futuro, além de coordenar o Sistema Estadual de Estatística e de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e servir como instrumento de apoio técnico aos municípios, no tocante ao planejamento estratégico. 

Em 2019, o IMESC passou a ser vinculado à SEPE.