Governo debate ações para avanço do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão

Publicado em 28/03/2019
A aceleração do Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão (ZEE-MA), que está em andamento, foi debatida nesta quarta-feira (27), pelo secretário de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), Luis Fernando Silva, com os diretores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC): Dionatan Carvalho, da área de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas; Josiel Ferreira, de Estudos Ambientais e Cartográficos; além do coordenador técnico do ZEE-MA, Luiz Jorge Dias.

Segundo o secretário Luis Fernando, o ZEE-ma deve ser concluído até o fim do ano e entrará na fase de implantação em 2020. “O ZEE é um programa estratégico estabelecido pelo governador Flávio Dino com grande importância para alavancar investimentos para o estado, sobretudo, os privados”, ressaltou.

O diretor da área de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas do IMESC, Dionatan Carvalho, explicou que esta primeira fase do ZEE abrange 108 municípios do Bioma Amazônico, que estão localizados na região Noroeste do Maranhão, e correspondem a um terço do território. “Já a segunda etapa vai contemplar o zoneamento do Bioma Cerrado, atingindo todo o território estadual”, informou.

ZEE 

O ZEE-MA é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, coordenado pelo IMESC, e que tem como características a formulação e a espacialização das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e de meio ambiente.