Governo promove Diálogos Metropolitanos do PDDI da Grande São luís

Publicado em 14/11/2018

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), em parceria com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc) e a Agência Estadual Metropolitana (Agem), realiza, na próxima quinta-feira (22), o primeiro Encontro para os Diálogos Metropolitanos do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O encontro tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica das discussões sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana da Grande São Luís (PDDI-RMGSL). Ao todo serão seis encontros, em visitas a universidades públicas e privadas da região. Na UEMA, serão discutidos os eixos de desenvolvimento ligados aos temas territorial, sociodemográfico e econômico.

A Região Metropolitana da Grande São Luís (RMGSL), regida pela Lei Complementar Estadual nº 174/2015, abrange 13 municípios: Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Rosário, Raposa, São José de Ribamar, Santa Rita e São Luís. Com uma população de 1.590.138 habitantes.

O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), visa construir um processo de planejamento metropolitano, envolvendo as cidades que compõem a Região Metropolitana da Grande São Luís, com participação dos órgãos de gestão municipal, estadual e federal, contando com o apoio da sociedade civil organizada em seus movimentos sociais, associações empresariais e populares.

Como resultado, espera-se ampliar a participação da sociedade civil na construção do PDDI da RMGSL.

Na UEMA, o encontro será realizado às 9h, no Auditório do CCSA, Campus Paulo VI.