Conte pra Gente - André Lustosa

Publicado em 23/02/2018

André Lustosa exerce a função de Diretor Administrativo Financeiro desde 2015, no início da gestão do atual presidente do Imesc, Felipe de Holanda. A partir de então, cedido pela Prefeitura de São Luís - onde é servidor de carreira na função de economista, foi convidado para trabalhar no Imesc.

“A área administrativa financeira tinha tudo a ver comigo porque eu já trabalhava com isso na Secretaria de Planejamento e Orçamento do município. Ao iniciar no Imesc, vi que a situação era bem mais difícil e desafiadora do que eu imaginava. Era preciso reestruturar o Imesc, afinal, novo governo,  nova gestão; gestão esta que envolvesse transparência, proatividade, meritocracia, dentre outros valores. Mas esse foi um desafio vencido, pois ao final de 2015 o cenário já era outro. Sem dúvida nenhuma, foi um grande desafio, uma luta árdua, que só me ajudou a crescer profissionalmente”, explica André.

André diz estar satisfeito com o trabalho realizado no Imesc. Passados três anos exercendo essa função, André afirma ter ganhado o ritmo de melhoria a cada ano com os novos desafios. “A área administrativa financeira tem por objetivo o planejamento, o acompanhamento, a execução das atividades meios, fortalecendo assim, as ações desempenhadas pela área fim do Imesc para garantir o melhor desempenho do trabalho, para que as políticas do governo estejam sendo bem monitoradas, avaliadas e acompanhadas, e transformando o Imesc num protagonista dessas políticas”, completa André.

Casado há 12 anos, André conta que tem dois filhos pequenos, com quatro e dois anos, respectivamente. “Eles são os meus tesouros. O meu maior hobby é estar com eles. Eu me distraio, me desligo do trabalho. Quando vivo esse momento de lazer com meus filhos e com a minha família, nada mais é gratificante e restaurador”.

Durante a confraternização de final de ano dos servidores do Imesc em 2017, André fez uma pequena amostra de sua outra grande paixão, a música. “Tenho um violão e gosto de estudar música também. Basicamente quando não estou estudando e trabalhando, estou com meus filhos em casa e tocando meu violão”.

Há 10 anos André trabalha na docência do ensino superior, ministrando a disciplina de Economia. Já ministrou também aulas nas disciplinas de Matemática Financeira, Análise de Investimento e Planejamento Orçamentário e Financeiro.