Com mais de 900 novos empregos criados em outubro, Maranhão registra saldo positivo e sobe na média nacional

Publicado em 21/11/2017
Outubro foi um mês importante para o Mercado de Trabalho no Maranhão. Com alta de 0,20% em relação a setembro, foram criados, ao todo, 932 novos postos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A versão completa da nota pode ser acessada no link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/200.
 
A criação de empregos colocou o Estado em uma melhor posição no saldo comparativo do mercado de trabalho brasileiro: o Maranhão ficou em 13º lugar entre os 26 Estados e o Distrito Federal.
 
Segundo dados do CAGED, o Comércio e a Agropecuária concentram a maior parte das admissões líquidas, enquanto a Industria de transformação eliminou 801 empregos. Destaca-se também que os setores da Construção Civil e dos Serviços, com o resultado positivo do mês de outubro, já marcam o sétimo mês consecutivo de geração de emprego formal.
 
No acumulado até outubro deste ano, foram registradas 2,3 mil contratações líquidas – uma variação positiva de 12,2 mil vagas em relação ao mesmo período de 2016.
 
Para o Presidente do IMESC, Felipe de Holanda, “é importante observar a evolução positiva do subsetor da construção civil, que acumulou 1,6 mil contratações acima das demissões no acumulado de janeiro a outubro deste ano, refletindo o impacto das políticas de geração de emprego do Governo do Estado focadas no subsetor, especialmente no grupamento de Serviços de Infraestrutura, além de uma ainda frágil, mas inequívoca, recuperação das contratações no grupamento de Construção de Edifícios”.
 
Por outro lado, o setor com maior número de desligamentos líquidos ao longo do ano continua sendo o Comércio (-2,1 mil). No que se refere à abertura por municípios, São Luís registra pela primeira vez saldo positivo no acumulado de 2017, com contribuição principalmente do setor de Serviços. Contudo, o setor Comércio segue aprofundando as demissões liquidas na maioria dos municípios maranhenses.
 
Mercado de Trabalho Brasileiro
 
No mês de outubro, o mercado de trabalho brasileiro registrou 76,6 mil vagas formais em outubro de 2017, marcando o melhor registro para o mês desde 2013 e o maior saldo do ano no país.
 
No acumulado do ano, o país já soma 302,2 mil admissões líquidas, marcando o melhor resultado desde 2014 quando foram geradas mais de 912 mil vagas.
Considerando o recorte setorial, as contratações líquidas do acumulado do ano mais expressivas são provenientes dos setores: Serviços (+138,8 mil), Indústria de Transformação (+116,6 mil) e Agropecuária (+105,1 mil).
 
No que se refere a distribuição regional, verificou-se que quatro das regiões brasileiras apresentaram crescimento do nível de emprego em outubro, com destaque para o Nordeste (+37 mil). Por outro lado, somente a Região Centro-oeste apresentou desligamento liquido (-408).