Conte pra Gente – De estagiário a diretor: construindo a história do Imesc, com Dionatan Carvalho

Publicado em 17/11/2017

Em 2016, o Imesc completou 10 anos de história de atuação no Estado do Maranhão. Este ano, quem comemora uma década de atividades no Instituto é o atual diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Dionatan Carvalho.

Hoje diretor, Dionatan Carvalho chegou ao Imesc no segundo semestre de 2007, como estagiário, iniciando assim a sua fase de atividades em projetos que alcançam todo o Estado.

“Em 2007, fui contratado como estagiário no Imesc. Na época, trabalhei com [o diretor de Estudos e Pesquisas] Hiroshi Matsumoto e tive um grande aprendizado. Com ele, minha contribuição se concentrava em planejar e atuar sobre a conjuntura econômica do Maranhão”, disse Dionatan Carvalho.

“Esta foi uma experiência incrível pois tive a oportunidade de conviver com pessoas que pensavam sobre o Maranhão”, acrescentou Dionatan ao citar o professor Felipe de Holanda, atual presidente do Imesc.

Ao assumir o comitê de contas de regionais, Dionatan Carvalho teve a oportunidade de se desafiar como profissional, através dos conhecimentos adquiridos como economista e pesquisador. “No comitê, trabalhamos com os Estados que tem o maior conhecimento das contas regionais. Juntamente com o IBGE, pudemos discutir a metodologia do PIB e propor melhorias na própria metodologia”, pontuou.

Comemorar 10 anos de atividade na história do Imesc tem um valor muito especial para o atual diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas. “Minha experiência no Imesc foi magnifica. No começo, como estagiário, eu tive oportunidade de trabalho em em outra empresa. Abri mão, pois queria priorizar o Instituto, tendo em vista a possibilidade de aprendizado, e também o estímulo por entender que fazia parte de um órgão ligado à área de planejamento a longo prazo. Sinto que minha contribuição no Imesc significa pensar no Maranhão e trabalhar para melhorarmos o Estado, não só no ponto de vista econômico, mas também social”, finalizou.