Levantamento da produção agrícola confirma o recorde de grãos para o Maranhão em 2017

Publicado em 15/08/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta segunda-feira (14), a Nota de Agricultura Maranhense referente ao mês de julho de 2017. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE referente ao mês de julho, os produtores maranhenses deverão colher 4.626 mil toneladas (t), que equivale a um crescimento de 113,9% em comparação com a safra de 2016.

O crescimento expressivo das culturas de maior peso na produção agrícola do estado, a soja e o milho, tem contribuído significativamente para esse resultado. O peso da soja no total da produção das lavouras temporárias maranhenses é de 24%, enquanto que dentre os grãos, ela representa cerca de 52,92%. Por sua vez, o milho representa aproximadamente 16,19% dentre os produtos da lavoura temporária no Maranhão e 35,23% dentre os grãos.

“A produção de soja para o ano corrente deverá ser de 2.514 mil toneladas. Devido à expectativa positiva em relação às chuvas, houve um aumento na área plantada de 36 mil hectares em comparação ao ano anterior. Em 2017, ao contrário dos anos anteriores, a produção de soja promete superar o recorde de 2015, que foi de 2.100 mil toneladas. Isso reflete diretamente nas exportações de commodities maranhenses, tendo em vista que a quase totalidade da soja do nosso estado é exportada. Até o mês de julho deste ano o Maranhão exportou 94,6% dessa oleaginosa a mais que no mesmo período do ano anterior”, explica o economista do Imesc, Anderson Nunes Silva.

No que se refere à produção de milho, a estimativa do mês de julho é de que os produtores possam colher 1.636 mil toneladas este ano, ao passo que em 2016 a produção encerrou em 684 mil toneladas. Para o ano corrente, estima-se que a produção de milho seja maior em 952 mil toneladas em comparação com o ano passado.

Para acessar a Nota de Agricultura Maranhense, acesse o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/174

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. A Nota, deste modo, se propõe fazer uma discussão prévia dos resultados do LSPA, divulgado mensalmente pelo IBGE.

O LSPA trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA’s e COREA’s) que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).