Produção de grãos no Maranhão aponta recorde em 2017

Publicado em 19/04/2017

A análise da estimativa da safra de 2017, divulgada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), aponta previsão de aumento na produção de grãos e sugere novo recorde. Segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA do IBGE, referentes ao mês de março de 2017, a safra de grãos no Maranhão deverá ser de 4.804 mil toneladas, maior em 122,1% em comparação com a safra de 2016.

Em fevereiro, a produção estimada de grãos era de 4.548 mil toneladas. Após revisão da estimativa, em março esse número subiu 5,6%, podendo encerrar o ano em 4.804 mil toneladas. Em comparação com o ano anterior, a produção deverá ser maior em 2.641,4 mil toneladas.

“Os produtores maranhenses de grãos estão apostando nas condições climáticas favoráveis este ano e a cada revisão mensal da produção agrícola, realizada pelo IBGE, surgem novos incrementos de área plantada”, explica o economista Anderson Nunes.

A produção maranhense de soja foi uma das principais responsáveis pela revisão para cima da estimativa da produção de grãos para 2017. Foi observado um aumento de 2,3% na área plantada em março comparativamente ao mês de fevereiro. Em comparação a 2016, o acréscimo na área plantada é de 4,3%, o que representa mais de 33,8 mil hectares.

“Os produtores apresentam-se cada vez mais otimistas e estão apostando no bom desempenho da soja para 2017, com perspectivas de atenuação dos prejuízos ocorridos em 2016”, aponta o estudo. Além da soja, a produção estimada de milho e de arroz também têm elevado o peso de contribuição para o resultado positivo da produção total de grãos no Maranhão.

Para acessar todas as informações da Nota de Agricultura Maranhense, acesse o link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/30/146

Nota de Agricultura Maranhense

A Nota de Agricultura Maranhense é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, uma publicação trimestral do Imesc. A Nota, deste modo, se propõe fazer uma discussão prévia dos resultados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - LSPA, divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

O LSPA trata da previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, por intermédio das Comissões Municipais e/ou Regionais de Estatísticas Agropecuárias (COMEA’s e COREA’s) que, por sua vez, são consolidadas para o nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA).