Mercado de Trabalho formal maranhense perdeu 1.963 postos em fevereiro

Publicado em 23/03/2017

O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos E Cartográficos (Imesc), divulgou nesta segunda-feira (20), dados referentes ao Mercado de Trabalho no Maranhão em fevereiro de 2017.

Analisados com base em informações fornecidas pelo Cadastro Geral de Empregos (Caged), os dados divulgados pelo Imesc mostram que há atenuação no número de demissões no Estado em relação ao ano passado.

Em fevereiro foram registradas 1.963 demissões, em decorrência, principalmente, dos resultados provenientes dos subsetores Construção Civil e Serviços. Já no primeiro bimestre, registrou-se cerca de 4,1 mil demissões líquidas, seguindo tendência observada na Região Nordeste.

Mesmo com o volume de demissões, o resultado mostra atenuação de 4,7 mil demissões líquidas em relação ao mesmo período de 2016.

A Nota também analisa o comportamento do mercado de trabalho por setor, avaliando as atividades responsáveis por admissões e demissões. Segundo o documento, a Agropecuária e o setor de Serviços de Utilidade Pública foram responsáveis por saldo positivo de contratações.

A Nota do Imesc avalia ainda o desempenho dos municípios maranhenses, destacando a abertura de postos de trabalho no município de Balsas, com 406 novas vagas, e o saldo negativo em São Luís, com 1,1 mil postos a menos na Construção Civil.

Brasil tem resultado positivo após 22 meses

O Mercado de trabalho formal no Brasil gerou 35.612 empregos, marcando o primeiro resultado positivo após vinte e dois meses consecutivos de demissões líquidas. Os setores que apresentaram melhores desempenhos foram os Serviços, com 50,6 mil contratações, a Administração Pública, com mais de 8,3 mil e a Agropecuária com 6,2 mil contratações.

Veja a publicação pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/21/139