A Biblioteca Ignácio Rangel, do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), recebeu a visita de uma equipe de estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que conheceu o acervo e o sistema de catalogação da Biblioteca, nessa terça-feira (06).
Na oportunidade, a bibliotecária do Instituto, Dyana Paula, apresentou o acervo bibliográfico e a mapoteca disponibilizada aos visitantes, e explanou sobre o processo de reestruturação da biblioteca, que foi reinaugurada recentemente: “É importante para a biblioteca do Imesc essa interação com a comunidade acadêmica para que tenhamos mais visibilidade e possamos disseminar a informação”, pontuou
A estudante Talita de Cássia Lima Paiva, do 4º período de Biblioteconomia, explicou que a visita é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo da disciplina Tecnologias de Gerenciamento da Informação.
“Viemos visitar a Biblioteca Ignácio Rangel por conta de uma pesquisa da nossa disciplina, e um dos trabalhos é conhecer e reunir informações sobre as principais bibliotecas especializadas, para então disponibilizar em um site que estará no ar até o final deste período letivo”, explicou.
Catálogo de Bibliotecas Especializadas
O projeto Catálogo de Bibliotecas Especializadas é resultado do trabalho final da disciplina Tecnologias de Gerenciamento da Informação, do Curso de Biblioteconomia da UFMA. O Catálogo será disponibilizado em um site, que reunirá informações sobre acervo, acesso e publicações das principais bibliotecas institucionais do Estado do Maranhão.
Biblioteca Ignácio Rangel
Biblioteca Ignácio Rangel é o centro de documentação e pesquisas do IMESC e repositório oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Biblioteca passa por um momento de reformulação, com a atualização de seus dados e acervo.
A Biblioteca é aberta ao público, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 19h00, na sede do IMESC, localizada na Avenida do Vale, Edifício Zircônio (1º andar), Renascença II.