Estudo do IMESC aponta que havia 533,4 mil pessoas com ensino superior completo em 2024, um aumento de 175% em relação a 2013 (194 mil), entre a população com 25 anos de idade ou mais.
“A Educação Superior no Maranhão” é o tema do primeiro Boletim Social do Maranhão de 2025, lançado nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (SEPLAN). Nesta edição, a publicação traz um panorama da Educação Superior no estado.
O material mostra que, nos últimos anos, o Maranhão registrou avanços significativos na educação superior. Em 2024, 533,4 mil pessoas (12,5%) de 25 anos de idade ou mais tinham diploma de ensino superior no estado, um crescimento de 175% em relação a 2013 (194 mil), segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse período, houve também um aumento notável entre os jovens de 18 a 29 anos, saltando de 48,5 mil para 116,3 mil, um crescimento de 139,7%.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de matrículas em cursos de nível superior também cresceu de forma expressiva no Maranhão, com um aumento de 81,6% entre 2013 e 2023, passando de 129,9 mil para 235,9 mil, destacando-se como o estado do Nordeste com o maior crescimento percentual e o segundo maior do Brasil.
A rede privada concentra 68,3% das matrículas do ensino superior no estado, enquanto a pública correspondeu a 31,7% em 2023. As redes públicas federal e estadual concentram 21,1% e 10,6% do total de matrículas, respectivamente.
Além disso, é notório o crescimento de matrículas no ensino a distância (+82,3 mil), que ocorreu com maior intensidade em relação às presenciais (+23,7 mil) no período analisado. Isso contribuiu para aumentar a sua participação no total de matrículas no estado, de 15,8% em 2013 para 43,6% em 2023.
Por grau acadêmico, as matrículas do ensino superior do Maranhão se concentram nos cursos de bacharelado (61,6%). Porém, está perdendo participação ao longo dos anos, enquanto as matrículas do grau tecnólogo cresceram significativamente (+388,2%), fazendo com que sua participação aumentasse de 4,3% em 2013 para 11,4% do total de matrículas em 2023. O crescimento de matrículas tecnólogas reflete a crescente demanda por cursos mais curtos e voltados para o mercado de trabalho.
Atualmente, o Maranhão conta com 8.085 docentes nas instituições de ensino superior, sendo que 40,8% possuem doutorado. O estado se destaca ainda pelo segundo maior crescimento percentual no número de professores mestres e doutores do Brasil (+76,3%).
A interiorização da educação superior tanto pública quanto privada no Maranhão tem sido um dos fatores importantes para esse avanço. Como exemplo, tem-se a ampliação dos campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Além disso, cursos de graduação a distância, oferecidos pela UEMANet, têm facilitado o acesso ao ensino superior em diversas regiões.
“Esses dados mostram o fortalecimento da educação superior no nosso estado. A expansão dos campi, a oferta de cursos em diferentes localidades e também as ações de apoio aos estudantes, como os preparatórios gratuitos e o Programa Cartão Transporte Universitário, têm sido fundamentais para garantir que mais maranhenses tenham acesso a uma educação superior de qualidade”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do IMESC.
Sobre o Boletim Social do Maranhão
O Boletim Social do Maranhão tem por objetivo fornecer indicadores atualizados sobre temas da realidade social do Maranhão, com a finalidade de subsidiar a elaboração, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas do estado. Os boletins são temáticos e cada edição disponibiliza informações acerca do cenário maranhense, com recortes municipais e regionais, contextualizando-as com o país e os demais estados.
No boletim pode ser conferida a evolução do Ensino Superior no estado do Maranhão, com dados de matrículas, docentes, instituições de ensino, entre outros.
A publicação completa pode ser acessada no site www.imesc.ma.gov.br