Economia do Maranhão cresce 4,0% no 4º trimestre de 2024 e supera média nacional

Publicado em 02/04/2025


O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quarta-feira (02), os dados do Produto Interno Bruto Trimestral do Maranhão, referentes ao quarto trimestre de 2024. O estudo aponta um crescimento de 4,0% na economia maranhense em relação ao mesmo período de 2023, superando o desempenho do Brasil (3,6%) e ficando abaixo da região Nordeste (4,4%).

No acumulado do ano de 2024, o PIB do Maranhão registrou um crescimento de 3,4%, igualando-se à média nacional. O desempenho positivo reflete avanços na geração de empregos e na renda da população, impulsionado por investimentos públicos e privados em diversas atividades econômicas. A expectativa para os próximos trimestres de 2025 é de continuidade desse crescimento.

A análise setorial revelou que a agropecuária maranhense encerrou 2024 com crescimento de 2,7%, superando o Nordeste (1,3%) e o Brasil, que apresentou uma queda de -3,2%. Esse desempenho positivo foi impulsionado, principalmente, pela colheita de grãos, com destaque para a cultura da soja.

O setor industrial foi o principal motor do crescimento econômico do Maranhão, registrando uma expansão de 10,6% no ano. Esse índice supera amplamente o crescimento da indústria no Nordeste (5,5%) e no Brasil (3,3%). Todas as atividades industriais tiveram crescimento significativo, sendo: Indústrias extrativas (17,1%); Indústrias de transformação (2,3%); Eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos (20,2%) e; Construção civil (5,7%).

Por outro lado, o setor de serviços cresceu 2,0% no Maranhão em 2024, abaixo do Nordeste (3,6%) e do Brasil (3,7%). Dentro desse setor, as atividades que mais se destacaram foram: Informação e comunicação (0,1%); Atividades financeiras (2,6%); Atividades imobiliárias (1,0%) e; Outras atividades de serviços (1,1%).

PIB Trimestral
O PIB Trimestral é um indicador econômico que antecipa os resultados do PIB Anual, refletindo a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no estado em um período determinado. A divulgação desses dados permite avaliar o desempenho econômico do Maranhão e planejar políticas públicas e privadas para manter o crescimento sustentável da economia estadual.

O material completo pode ser acessado no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).