Comércio varejista maranhense apresenta crescimento de vendas em agosto de 2024

Publicado em 31/10/2024


O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) divulgou, nesta quinta-feira (31), a Nota do Comércio Varejista referente a agosto de 2024. A nota, de publicação bimestral, reúne dados sobre o desempenho do setor varejista, incluindo indicadores de volume de vendas, confiança de empresários e consumidores, endividamento e inadimplência das famílias, abertura de empresas, demanda por crédito e volume de transações via Pix, entre outros aspectos.

De acordo com a Nota, o volume de vendas do comércio varejista restrito no Maranhão teve crescimento de 0,8% em agosto em comparação com o mês de julho, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. Esse resultado ficou acima da média nacional, que registrou uma queda de 0,3% no mesmo período. Já em relação à variação interanual, o comércio varejista maranhense acumulou alta de 7,7% até agosto de 2024.

Por outro lado, o setor de comércio varejista ampliado, que inclui categorias como “material de construção”, “veículos, motos, partes e peças” e “atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo”, apresentou uma retração de 1,7% em agosto, no Maranhão, em comparação com julho. Esse recuo é atribuído, em parte, a fatores como o alto índice de inadimplência dos consumidores e a inflação, que podem ter prejudicado a capacidade de consumo das famílias. No acumulado anual até agosto, entretanto, o varejo ampliado teve uma alta de 9,1% em relação ao mesmo período de 2023.

Outro dado de destaque é o volume de transações Pix no estado. Até agosto, foram registradas 677,6 milhões de transações Pix, envolvendo pessoas jurídicas no Maranhão, um incremento de 589,2 milhões de operações em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre julho e agosto, observou-se uma variação positiva de 2,4% no número de transações, e o valor transacionado para pessoas jurídicas aumentou 5,1%.

Embora o comércio maranhense tenha registrado um desempenho positivo até agosto, o Imesc destaca que fatores, como a inflação e a inadimplência, podem influenciar negativamente o crescimento do setor no restante do ano. Com a proximidade do Dia das Crianças e de outras datas comemorativas, há expectativas de estímulo ao setor, embora o cenário econômico geral possa limitar o potencial de avanço do consumo.

Mais informações sobre o comércio varejista maranhense podem ser conferidas na publicação disponível no site do Imesc (www.imesc.ma.gov.br).