Imesc lança metodologia para estimativa do PIB Trimestral do Maranhão

Publicado em 21/10/2024

Na última sexta-feira (18), o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) apresentou uma metodologia para a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) Trimestral do Maranhão, em um evento realizado no auditório da Secretaria de Transparência e Controle. O PIB Trimestral é um indicador que visa antecipar os resultados do PIB Anual, refletindo a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no estado durante determinado período.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho; o secretário-chefe da Secretaria Geral da Governadoria, Luis Fernando Silva; o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Roberto Santos; o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), Geraldo Cunha Carvalho; o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura Familiar (Saf), Ricarte Almeida; o secretário adjunto da Secretaria da Indústria e Comércio (Seinc), Marco Antônio Moura; o subsecretário da Secretaria do Trabalho, Genilson Alves; o assessor técnico da Secretaria da Agricultura Familiar (Sagrima), Anderson Mateus; o analista de Planejamento e Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, João Ricardo Costa; a gerente de Regulação da Equatorial, Rafaela Moreira; o Conselheiro do Corecon/MA, Wilson França Ribeiro; o coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda; e o assessor Durval Nascimento Santos, representando a Unidade Especial de Planejamento, Controle e Inovação - Uep/Pr da Caema.

O presidente do Imesc falou sobre o trabalho desenvolvido pela equipe. "Este trabalho, que está sendo apresentado hoje, vem sendo discutido e planejado pelo Imesc há vários anos. Nossa equipe tem se dedicado cada vez mais a trabalhar de forma a atender aos anseios dos formuladores de políticas públicas. O PIB trimestral é uma ferramenta que segue a proposta de auxiliar o planejamento estadual. Com essa ferramenta, conseguimos acompanhar se o Maranhão está avançando em direção ao desenvolvimento e identificar quais setores estão contribuindo para isso. Ela contribui diretamente para que possamos planejar de forma mais adequada as metas estabelecidas no Plano Maranhão 2050", destacou Dionatan Carvalho.

Durante a apresentação, o chefe do Departamento de Contas Regionais e Finanças Públicas do Imesc, Anderson Nunes, e o assessor técnico Carlos Henrique de Sousa detalharam a metodologia utilizada.

Sobre o PIB

De acordo com as estimativas, o Maranhão apresentou um crescimento de pelo menos 1,4% no acumulado do segundo trimestre de 2024, além de um aumento de 0,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelo setor industrial, que registrou um crescimento de 2,5% entre janeiro e junho de 2024. Essas cifras são um reflexo do esforço do estado em promover um crescimento sustentável, focando na geração de emprego e renda para a população maranhense.

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador que mede o volume de bens e serviços produzidos em determinada localidade e em dado período de tempo. Esse indicador é divulgado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os órgãos estaduais de pesquisa, gestão e/ou planejamento das 27 Unidades da Federação (UFs), e tem uma defasagem de dois anos. Para preencher essa lacuna, alguns estados, por iniciativa própria, estimam seus PIBs trimestralmente, com uma defasagem de apenas um trimestre, pois há a necessidade de o gestor estadual ter números que mostrem como o seu estado está caminhando e o que falta para garantir um crescimento sustentado dos seus bens e serviços à população.

Desse modo, o Imesc tem trabalhado nos últimos cinco anos para desenvolver uma metodologia robusta que possa servir tanto ao setor público quanto ao privado, além de pesquisadores e universitários. Essa nova estimativa é um passo importante para subsidiar o planejamento do estado e contribuir para o debate sobre o desenvolvimento do Maranhão.

A publicação completa pode ser acessada aqui